Governador Wanderlei certifica finalistas do Projeto Jovens Protagonistas

O auditório do Palácio Araguaia ficou lotado por um público especial na tarde de quinta-feira, 16, para a solenidade de certificação dos vencedores do projeto Jovens Protagonistas. A entrega dos certificados foi feita pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pelo titular da pasta do Esporte e Juventude, Elenil da Penha, em solenidade que contou com a presença de deputados estaduais, federais e secretários de Estado. O grande vencedor foi o jovem Anderson Martins, de Araguaína, que defendeu o projeto Respira e recebeu R$ 5 mil como prêmio.

Também foram certificados os jovens Marcos Vinícius (Taguatinga), com o projeto Cerrado em Ação; Alice Rocha (Porto Nacional), com o projeto Distribua Perseverança; Giovanna Fonseca (Taguatinga), com o projeto Apae Noel; Izabel Cristina (Formoso do Araguaia); com o projeto Damas da Bola; Júlia Guilherme (Brejinho de Nazaré); e Vitória Alves (Tocantinópolis), com o projeto Eco Bike.

O Jovens Protagonistas envolveu um público na faixa etária de 15 a 29 anos dos 139 municípios do Tocantins. A iniciativa da Secretária de Esportes e Juventude visa reconhecer e fortalecer jovens que contribuem para solucionar problemas sociais, econômicos, culturais e ambientais, além de beneficiar esse segmento com capacitação sobre políticas públicas e elaboração de projeto-ação de transformação social.

“Queremos a nossa juventude brilhando em todas as vertentes, no esporte, na cultura, no entretenimento. A juventude é isso. Nós somos governo e temos a responsabilidade de promover políticas de inclusão social e estamos orientando os nossos secretários que cuidem de projetos que possam inserir a juventude no mercado e socialmente”, ressaltou o governador Wanderlei Barbosa, informando ainda que já determinou um levantamento para recuperar diversos ginásios de esportes em todo o Estado para atender melhor a juventude tocantinense. “Quando nós atendemos a juventude também estamos atendendo as famílias, e é isso que queremos”, completou.

O secretário Elenil da Penha disse que além dos conselhos do Esporte e da Juventude, esse ano também será criado o Plano Decenal para envolver todas as políticas públicas. Ele salientou que projetos que envolvem a área social representam um investimento em vidas. “Projetos sociais é investimento em vidas, em pessoas, de transformação e quero a oportunidade de envolver todos os parlamentares do Estado em torno de projetos dessa magnitude”, disse.

Anderson Martins, o vencedor do projeto Jovens Protagonistas, disse que foi uma honra receber a premiação e explicou que a sua iniciativa nasceu em um parque público da sua cidade e que agora está expandindo para as escolas. “É um prazer imenso saber que posso contribuir de alguma forma, sair de minha bolha e proporcionar um pouco de qualidade de vida, de confiança e saúde a quem mais precisa. Esse projeto do Governo foi importante para mostrar esse protagonismo em torno de ideias e iniciativas que beneficiam as pessoas menos favorecidas”, destacou.

Giovanna Fonseca, que apresentou o projeto Apae Noel, elogiou a iniciativa do Governo do Tocantins em conceber a iniciativa. “A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais é muito carente e com isso as pessoas conseguiram enxergar o havaiano”, pontuou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais