Após o caos: Prefeitura promete melhorias no transporte público de Palmas

Durante o mês de fevereiro, chegar ao trabalho foi uma tarefa difícil para a diarista Marlene da Silveira. “Eu moro no Aureny e aqui é gente demais para pegar ônibus. Se você não saí com antecedência você chega atrasado no trabalho. Nesse mês que passou ficou pior!”, reclama.

A reclamação da dona Marlene se junta a de milhares de passageiros que viram o sistema de transporte coletivo de Palmas entrar em um verdadeiro caos. Os problemas começaram ainda em janeiro quando as empresas que administravam o transporte coletivo não respeitaram a notificação da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) e pararam de prestar o serviço.

Foram semanas com ônibus superlotados, muita espera e desconforto para os passageiros. A prefeitura precisou liberar as catracas e não cobrar a tarifa já que não era possível abastecer os cartões do sistema de bilhetagem eletrônica.

Na época a prefeita de Palmas Cínthia Ribeiro (PSDB) publicou nas redes sociais informando que ações que prejudiquem a população não serão aceitas. “Não toleraremos nenhum tipo de estratégia de última hora para tentarem criar caos. Não é justo prejudicar estes trabalhadores. Se o transporte público sempre foi uma ‘caixa de Pandora’ se preparem para ter todos os detalhes trazidos à luz do conhecimento dos usuários e também da cidade”, afirmou.

Passageiros enfrentaram diversos problemas no transporte coletivo no último mês. Foto: Djavan Barbosa

Durante esse imbróglio um ônibus da frota pegou fogo. No momento do acidente oito passageiros estavam dentro de veículo.  O ônibus atingido pelas chamas era um modelo do ano de 2011 e ficou destruído. O carro passou por um trabalho inicial de perícia pelo Instituto de Criminalística do Tocantins (IC-TO), assim que o Corpo de Bombeiros extinguiu o incêndio. Posteriormente, foi encaminhado à garagem da ATCP para a continuação dos trabalhos periciais. 

Na semana passada, foi aprovada na Câmara Municipal a medida provisória que autoriza a criação da Agência de Transporte Coletivo de Palmas.  Durante uma sessão extraordinária, os vereadores aprovaram a criação da autarquia municipal sem alteração e por unanimidade.

A prefeitura de Palmas, durante a avaliação dos 100 dias de gestão divulgou um pacote de medidas para melhorar o serviço oferecido a população.

O Jornal Primeira Página explica abaixo todas as alterações e ações que serão implementadas no transporte coletivo de Palmas.

Cobrança da tarifa

A tarifa zero que foi praticada durante o mês de fevereiro termina nesta segunda-feira, 6. A partir de terça-feira, 7, os passageiros de Palmas voltam a pagar R$ 3,85 por cada trajeto.

Os cartões do sistema de bilhetagem também já podem ser recarregados. Os pontos de recarga são:

  • 1. Estação Apinajé, Av. Teotônio Segurado, ACSU – NO 10,
  • 2. Estação Xambioá, Av. Teotônio Segurado, ACSU SO-60, Qd. 602 Sul, Plano Diretor Sul
  • 3. Estação Krahô, Av. Teotônio Segurado, ACSU SO-120, Qd. 1201 sul, Plano Diretor Sul
  • 4. Estação Javaé, Av. Tocantins Qd. 19, Taquaralto, Plano Diretor Sul
  • 5. Estação Xerente, Av. I, APM 13, Aureny III, Plano Diretor Sul
  • 6. Estação Karajás, Aureny I, S/N, Qd. NW Lote 10.
  • 7. Superintendência do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SUBE) – antigo SETURB – Av. LO 01, Qd. 104 sul, conjunto 04, Lote 22, Plano Diretor Sul.

O horário de funcionamento para recarga nas estações é de 6h às 20h de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos de 7h às 12h. Na SUBE a recarga poderá ser feita de segunda a sexta-feira de 8h às 16h.

Tarifa gratuita

Apesar do retorno da cobrança, foi anunciado que aos sábados, domingos e feriados a tarifa em Palmas será gratuita para todos os passageiros.

A idade mínima para gratuidade dos idosos também vai diminuir. Agora, ao invés de 65 anos, a pessoa com 60 anos já passa a ter direito a gratuidade durante todo os dias.

A prefeitura também anunciou que em uma 2ª etapa será realizado um estudo para conceder a gratuidade para pessoas desempregadas.

Valorização dos motoristas

Um dos pontos que a prefeitura pretende investir é na valorização dos profissionais que atuam no transporte público de Palmas.

“Os motoristas são servidores da prefeitura de Palmas, tem condições de trabalho, inclusive remuneração, superiores ao que eles tinham antes e com possibilidade de fazer horas extras e serem pagos por isso.”, disse a prefeita Cinthia Ribeiro.

Ônibus novos

Uma das constantes reclamações dos passageiros está ligada as condições dos ônibus que fazem os trajetos dentro de Palmas. A frota de veículos tem cerca de 190 carros, com 150 em atividade.

A frota de veículos tem cerca de 190 carros, com 150 em atividade.

A intenção da nova gestão é descartar os ônibus que estão fora dos novos padrões adotados pela ATCP e exigidos por lei.

O objetivo é oferecer para a população ônibus completamente limpos, revisados e com manutenção em dia.

Para reforçar a frota será aberto um processo para aquisição de 60 novos ônibus, zero quilômetro.

Paradas de ônibus

Outro gargalo que os passageiros enfrentam há anos é a quantidade insuficiente de paradas de ônibus. A prefeitura informou que reconhece o problema e que para amenizar a situação de desconforto da população novos abrigos serão construídos.

Nós estamos herdando um sistema de 30 anos, 30 anos de falhas, 30 anos de sucateamento da frota. Nós temos lugares que sequer dizem que ali existe uma parada, lugar onde não se tem nada. Isso tudo foi apontando dentro do Plano de Mobilidade. Nós já temos uma licitação em curso, para construção de 400 novos abrigos”,

Cinthia Ribeiro.

As estações de ônibus também serão reformadas. Será aplicado um trabalho de limpeza geral, pintura, troca de lixeiras e personificação das estações.

Segurança

Para garantir mais segurança para os passageiros, a prefeitura informou que os ônibus terão um sistema integrado de monitoramento eletrônico com câmeras inteligentes,  com reconhecimento facial tanto nas estações, quanto dentro dos ônibus. Todo esse monitoramento será em tempo real.

Segurança para as mulheres

Uma das novidades são os ônibus exclusivo para mulheres. Esses veículos estarão disponíveis nos horários de picos. Pela manhã as saídas serão da estações em Taquaralto e Aurenys. Pela tarde as saídas serão da estação Apinajé.

“Dentro das pesquisas e respostas do Plano de Mobilidade, nas audiências públicas houve vários apontamentos de importunação sexual, principalmente nos horários de maior fluxo, nas estações maiores. Que as mulheres tenham acesso a exclusividade desses ônibus, justamente para garantir ainda mais segurança para as pessoas que usam o transporte público”, informou a prefeita.

Conectividade e cultura

Os ônibus terão à disposição dos passageiros internet wifi gratuita. Já está em teste um ônibus protótipo.  Além disso, os veículos terão um sistema de som para parcerias com rádios comunitárias, veiculação de mensagens educativas e informações sobre o transporte coletivo.

Transparência e economia

A prefeita Cinthia Ribeiro informou ainda que todas as informações referentes ao transporte coletivo podem ser consultadas pela população. A promessa de “abrir a caixa de pandora” foi feita durante os problemas registrados na transição da administração.

“Hoje nós temos toda a frota inventariada, todos os relatórios, todas as informações do que foi o transporte coletivo nos últimos 30 anos, inclusive da nossa gestão em 60 dias, está à disposição de toda a população, toda a imprensa, na Agência de Regulação de Palmas”, disse.

Segundo a prefeitura houve uma redução nos gastos e uma economia real com a gestão própria do transporte coletivo.

“A última requisição administrativa, que era a prefeitura requisitando os serviços de quem operava o transporte coletivo e pagando por quilômetro rodado nós gastamos mais de R$ 7 milhões de reais. Agora nos últimos 30 dias nós gastamos pouco mais de 3,2 milhões de reais”, destacou.

“Meu busão”

Com conceito “Meu Busão”, a ATCP pretende criar o sentimento para os passageiros de que o transporte coletivo é da população. Do outro lado, quem pega ônibus todo dia quer ver as ações sendo empregadas de forma efetiva e não apenas na teoria.

“É muito legal ver o que está sendo proposto. Mas eu preciso ver acontecendo para ter certeza de que não são apenas promessas”, disse o auxiliar administrativo Anglesson Sena.

Passageiros pedem por melhorias no transporte público. Foto: Djavan Barbosa

Para a estudante Mirela Rocha, uma das medidas mais aguardadas é o funcionamento dos ônibus exclusivos para as mulheres. “Eu sou de São Paulo e lá no metrô é possível andar em um vagão exclusivo. Com o ônibus superlotado é muito fácil de uma pessoa mal intencionada se aproveitar”, pontuou.

O montador de móveis Fábio Pires reforçou que quer um serviço de qualidade e que o seu direito de ir e vir seja respeitado. “Apesar de considerar cara, eu não me importo de pagar a tarifa. Mas eu quero um serviço de qualidade, não quero ter que esperar horas para chegar em casa depois de um dia cansativo no trabalho e também não quero ir apertado igual um enlatado”, reclama.

Mas eu preciso ver acontecendo para ter certeza de que não são apenas promessas”.

Anglesson Sena
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais