Prefeitura de Gurupi notifica proprietários de lotes não edificados a realizarem a limpeza dos terrenos 

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, publicou no Diário Oficial do Município na terça-feira, 14, o edital que notifica todos os proprietários, titulares ou possuidores de qualquer título de terrenos não edificados no município a limparem seus lotes, incluindo a remoção de entulhos e galhadas. O serviço deve ser realizado até quinta-feira, 16. 

O edital estipulou um prazo de 48 horas após a publicação no Diário, baseado no art. 34 do Código de Posturas Municipal, e diz que se os proprietários não realizarem a limpeza neste período, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, irá realizar o serviço e, por meio da Secretaria de Planejamento e Finanças, realizará a cobrança da taxa pelo serviço, correspondente a 0,35 UFIRG (Unidade Fiscal de Referência de Gurupi) por m² para a limpeza, 25 UFIRG/m³ para recolhimento de entulhos e 50 UFIRG para recolhimento de galhadas.

O diretor municipal de Posturas, Alex Magalhães, explicou que cada UFIRG equivale ao valor de R$ 4,05, e que a cobrança da taxa de limpeza irá variar de acordo com o tamanho de cada terreno e com a necessidade de serviços a serem realizados. Ressaltou ainda que o prazo de 48 horas é estipulado pela Lei Municipal do Código de Posturas e que os valores das taxas são baseados no Decreto nº 0307, de 07 de março de 2023.  

Magalhães destacou que os proprietários também estarão sujeitos a inscrição em dívida ativa e cobrança administrativa e judicial caso não realizem o serviço, e que devem garantir que os lotes continuem limpos, sob pena de nova autuação da Prefeitura, conforme o art. 212, VII do Código de Posturas Municipal.

Para conferir o Edital de Notificação, publicado no Diário Oficial do Município, clique aqui

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais