Após ônibus pegar fogo e ficar destruído, prefeita de Palmas determina reforço na segurança

A prefeita de Palmas Cínthia Ribeiro (PSDB) informou nas suas redes sociais que o incêndio que destruiu um ônibus da frota do transporte coletivo de Palmas nessa terça-feira, 8, aconteceu de forma suspeita.

“O incêndio do ônibus na JK não parece meramente ‘acidental’”, disse no twitter. A prefeita também informou que houve ameaças desde o início do processo que transferiu a administração do transporte coletivo de empresas privadas para a prefeitura.

Postagem da prefeita nas redes sociais

“O que estamos enfrentando desde o dia em que dissemos ‘NÃO’ à concessão do transporte coletivo é assustador. Muitas ameaças desde a ruptura do monopólio. Além da perícia vamos pedir ao MPE que abra inquérito criminal”, afirmou mencionando o episódio do incêndio.

Cínthia Ribeiro informou ainda que determinou o reforço na segurança das garagens dos ônibus. “Já reforçamos a segurança da garagem central para proteger os trabalhadores da ATCP (Agência de Transporte Coletivo de Palmas) e também a nossa população”, pontuou.

Não é de agora que a prefeita informa que não aceitará que alguém ou alguma empresa cause caos para prejudicar a população.  “Não aceito intimidação contra a cidade, contra o patrimônio público e contra as pessoas que aqui vivem. Miraram a prefeita, mas acertaram uma cidade inteira”, afirmou.

Perícia vai apontar causa do incêndio

A perícia criminal no ônibus que pegou fogo quando trafegava pela Avenida JK na tarde de terça-feira, 7, vai apontar a causa do incêndio que destruiu completamente o veículo do transporte coletivo da Capital. De acordo com a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), a gestão irá aguardar a conclusão do trabalho pericial antes de adotar qualquer medida no âmbito administrativo ou judicial. 

Ainda segundo a Agência, o veículo atingido pelas chamas era um modelo do ano de 2011 e passou por um trabalho inicial de perícia pelo Instituto de Criminalística do Tocantins (IC-TO), assim que o Corpo de Bombeiros extinguiu o incêndio. Posteriormente, foi encaminhado à garagem da ATCP para a continuação dos trabalhos periciais.  

O órgão responsável pela gestão do transporte na Capital informou, ainda, que todos os veículos de sua frota possuem extintor de incêndio e estão com a manutenção rigorosamente em dia. Além disso, em caso de relato de problemas por parte dos motoristas, os ônibus ficam retidos na garagem para minuciosa avaliação e reparos necessários.  

Entenda

Depois de décadas que o transporte coletivo de Palmas era administrado por empresas do setor privado, no ano passado, a prefeitura decidiu não renovar a concessão e passar a gerir integralmente o transporte coletivo. Para isso foi criado a Agência de Transporte Coletivo de Palmas. Desde dezembro a agência está operando e desde o dia 1º de fevereiro de 2023, a ATCP tem comandado todo o transporte coletivo.

Durante esse período de transição, especialmente na semana passada, os passageiros do transporte coletivo foram pegos de surpresa com a redução no número de ônibus circulando por falta de motoristas. Foram vários dias de superlotação e muita espera. Para não penalizar ainda mais a população, um decreto estabeleceu catraca livre até o início do mês de março.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais