PL do deputado Mantoan garante reserva de vagas às mulheres em cargos de chefia

Com o objetivo de assegurar a igualdade entre homens e mulheres no funcionalismo público do Estado, o deputado Eduardo Mantoan (PSDB) apresentou na Assembleia Legislativa do Tocantins, o projeto de lei que dispõe sobre a reserva de vagas às servidoras nos cargos de direção, chefia ou coordenação da administração pública estadual.

De acordo com o documento, devem ser destinados às mulheres no mínimo 40% do quantitativo de cada um dos cargos e funções de chefia, sendo observada a proporcionalidade entre os gêneros dos servidores e trabalhadores dos órgãos públicos efetivos.

A lei se aplica também às empresas públicas e sociedades de economia mista, suas subsidiárias e demais entidades em que o Estado, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.

“As mulheres têm função de destaque na administração pública do Tocantins, participando, dia após dia, do serviço prestado à população tocantinense. Apesar disso, ainda existe uma nítida discrepância entre a ocupação de homens e mulheres nos cargos mais altos, assim como infelizmente ocorre em diversos setores na nossa sociedade”, comentou o deputado Mantoan.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais