PF cumpre mandados em Palmas em investigações sobre desvio de recursos de campanha nas eleições de 2022

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (15) quatro operações simultâneas para investigar possíveis desvios de recursos públicos destinados ao financiamento de campanhas eleitorais nas eleições de 2022, no Tocantins. As ações, denominadas Atos 5:1-11 (I, II, III e IV), resultaram no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em endereços de Palmas, todos expedidos pela 29ª Vara Eleitoral do Tocantins.

De acordo com nota divulgada pela Comunicação Social da Polícia Federal, os inquéritos apuram suspeitas de falsidade ideológica eleitoral e apropriação indébita de recursos públicos por parte de candidatos que teriam utilizado indevidamente verbas de campanha. A fase ostensiva tem o objetivo de coletar provas e identificar os envolvidos nas supostas irregularidades.

Durante a investigação, a PF busca mapear o fluxo dos recursos e verificar se eles foram empregados de forma ilícita, como caixa dois ou compra de votos. O órgão também pretende esclarecer a participação de todos os suspeitos e reunir elementos que possam subsidiar o Ministério Público e a Justiça Eleitoral.

Anúncio no meio do texto

Os investigados poderão responder pelos crimes previstos no Código Eleitoral e no Código Penal, com penas que podem chegar a nove anos de prisão, além da perda de bens e valores utilizados para reparar eventuais danos ao erário.

O nome Atos 5:1-11 faz referência a um trecho bíblico que narra o episódio de Ananias e Safira, punidos por ocultar parte de uma oferta e mentir sobre sua origem. Segundo a PF, a analogia foi usada para representar a suspeita de que os investigados possam ter ocultado a real destinação dos valores recebidos nas campanhas.

As apurações seguem sob sigilo judicial. A Polícia Federal informou que novas diligências poderão ser realizadas conforme o avanço da análise das provas coletadas e o cruzamento de informações financeiras e eleitorais.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais