Sandra Miranda – Jornalista e Advogada.
Neste mês de dezembro, antes da virada para as eleições de 2026, ano em que serão escolhidos o próximo governador do Tocantins, os dois senadores (serão renovados 2/3), os 24 deputados estaduais e os oito deputados federais, o Jornal Primeira Página e o Instituto de pesquisa Vópe situam o eleitor sobre os nomes já colocados e a posição deles no cenário da disputa pelos cargos majoritários.
Na modalidade estimulada para o governo, quando os nomes são apresentados aos entrevistados, a senadora Professora Dorinha Rezende (União Brasil) é a líder nesse momento na corrida pela chefia do Executivo, indicada por 31%.
Em seguida, com 23% da preferência, vem o vice-governador Laurez Moreira (PSD), que assumiu o cargo por 90 dias, depois do afastamento de Wanderlei pelo Superior Tribunal de Justiça em 03 de setembro
A pesquisa do Instituto Voz e Pesquisa Tocantins – Vópe e Jornal Primeira Página, foi realizada entre os dias 06 a 10 de dezembro, entrevistando 1.420 eleitores, em 38 municípios de 06 regiões do Tocantins. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%.
O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos) surge com 10%, enquanto o empresário e ex-senador Ataídes Oliveira foi apontado por 6%.
Declararam estar indecisos 17% dos eleitores, enquanto 11% apontaram que vão votar branco/nulo e 2% preferiram não responder.
CONFIRA OS NÚMEROS PARA O SENADO AQUI
Rejeição ao governo

Ao responder à pergunta, se as eleições fossem hoje, sobre em qual candidato a governador do Tocantins, o eleitor não votaria de jeito nenhum, verifica-se que a rejeição ao nome do Republicanos, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Amélio Cayres, é de 13%.
A segunda mais rejeitada é a senadora Professora Dorinha (UB), com 11% afirmando que não votariam nela de forma alguma.
Em terceiro, vem o vice-governador Laurez Moreira (PSD) indicado por 10%. E por último, o empresário e ex-senador Ataídes Oliveira (Novo), que tem 9% de rejeição.
Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os quatros pré-candidatos estão empatados na rejeição.
Para 41% dos eleitores, não há entre os quatro nomes colocados, nenhum que poderia não receber o seu voto, enquanto 12% confirmaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Preferiram não responder a essa pergunta, 4%.
A pesquisa do Instituto Vópe/Jornal Primeira Página foi realizada entre os dias 06 a 10 de dezembro, entrevistando 1420 eleitores, em 38 municípios de 06 regiões do Tocantins. A margem de erro é de 3% e o intervalo de confiança é de 95%.
Metodologia da Pesquisa
Pesquisa quantitativa de intenção de votos para governador do Tocantins e para as duas vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026, realizada pelo Jornal Primeira Página e Instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins Eireli, sediados em Palmas, Tocantins.
Total de 1.420 eleitores entrevistados moradores de 38 municípios de 06 regiões do estado. Realizada entre 06 a 10 de dezembro de 2025, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.
Estatístico responsável: João Soares de Araújo Neto, registrado no COREN com o número 6892. Amostra aleatória no sorteio de unidades, distribuída com base nos critérios geográficos e nas variáveis sexo, idade, grau de instrução e renda familiar.
Entrevistas diretas junto ao eleitorado, nos domicílios e áreas comerciais, com amostra representativa levando em consideração a proporção do tamanho da população residente em cada uma das seis regiões contendo os municípios, tendo por base o Censo Populacional de 2022 realizado pelo IBGE e o eleitorado cadastrado no mês de outubro de 2025 pelo Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO.
Região Norte, composta pelos municípios de Araguaína, Colinas do Tocantins, Guaraí, Nova Olinda, Xambioá e Wanderlândia; Região Central, composta pelos municípios de Palmas, Porto Nacional, Miracema do Tocantins, Miranorte, Pedro Afonso e Tocantínia; Região Sudeste, composta pelos municípios de Dianópolis, Taguatinga, Paranã, Arraias, Natividade e Almas.
Região Sul, composta pelos municípios de Gurupi, Formoso do Araguaia, Alvorada do Tocantins, Peixe, Araguaçu e Palmeirópolis; Região do Vale do Araguaia, composta pelos municípios de Araguacema, Paraíso, Lagoa da Confusão, Pium, Divinópolis e Cristalândia; Região do Bico do Papagaio, composta pelos municípios de Araguatins, Augustinópolis, Tocantinópolis, Axixá do TO, Ananás, Esperantina, São Miguel do TO e Sítio Novo do TO.
