Operação do Naturatins resgata pássaros em cativeiro na cidade de Araguanã 

Em atendimento a denúncias registradas pelo Linha Verde, a equipe de fiscalização do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou nesse sábado, 10, em Araguanã, a Operação Livres para Voar. A ação resultou no resgate de 24 pássaros que estavam sendo mantidos em cativeiro, e na apreensão de 56 gaiolas, 10 alçapões para captura de aves, três armas de fogo artesanal cano longo, calibre variado. Ao todo foram lavrados seis autos de infração no valor de R$ 16.000,00.

A operação foi conduzida pelas equipes de fiscalização do Polo de Palmas e da Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Bananal/Cantão e contou com o apoio do Grupamento Aéreo da Polícia Militar do Tocantins (GRAER) de Palmas e da 2ª Companhia da Polícia Militar de Xambioá.

O fiscal Ambiental Jusley Caetano informou que entre os pássaros resgatados estão um azulão, duas rolinhas e 21 curiós. “As aves que resgatamos são espécies silvestres que têm um grande valor ecológico e cultural para nossa região. Elas são alvo de traficantes e comerciantes ilegais que as vendem por preços altíssimos, incentivando a exploração e a extinção desses animais. Por isso, estamos trabalhando para combater esses crimes e devolver esses pássaros  à natureza, onde eles pertencem”, frisou.

Segundo o gerente de fiscalização, Cândido José dos Santos  Neto, os pássaros apreendidos foram encaminhados para o Centro de Fauna do Tocantins (Cefau), onde passarão por avaliação veterinária e serão preparados para a soltura na natureza.

O gerente destacou a importância da atuação do órgão ambiental para proteger o meio ambiente e combater crimes ambientais. “Essas condutas trazem graves consequências para o meio ambiente e para a sociedade. Uma das nossas principais atribuições é realizar a fiscalização ambiental, que consiste em verificar o cumprimento das normas e regulamentos ambientais, aplicar as sanções cabíveis em caso de infrações e orientar ambientalmente os cidadãos”, frisou.

Denúncia

Operação Livres para Voar faz parte das ações do Naturatins para combater o tráfico e o comércio ilegal de animais silvestres no Estado. O órgão ambiental orienta a população a não capturar, adquirir ou manter em cativeiro animais sem a devida autorização e a denunciar casos suspeitos pelo telefone  0800 063 1155, por mensagem pelo Whatsapp (63) 99106-7787, pelo e-mail linhaverde@naturatins.to.gov.br, ou no Portal do Cidadão

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais