Oito unidades de saúde de Palmas começam a ofertar tratamento vacinal contra raiva

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) ampliou a oferta de locais para tratamento vacinal contra a raiva em casos de contaminação por animais possivelmente infectados. Agora oito Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital integram a rede de atendimento. Anteriormente, a vacina estava disponível apenas nas Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul, além do Hospital Geral de Palmas (HGP). Confira abaixo as unidades onde  o tratamento está disponível de segunda a sexta-feira:

  • Unidade de Saúde da Família Arno 42  (405 Norte) – 8 às 18 horas 
  • Unidade de Saúde da Família Loiane Moreno Vieira (Arse 24 – 210 Sul) – 8 às 18 horas
  • Unidade de Saúde da Família Sátilo Alves de Sousa (Arso 111 – 1103 Sul) – 8 às 18 horas
  • Unidade de Saúde da Família Liberdade (Jardim Aureny III) – 8 às 18 horas
  • Unidade de Saúde da Família José Hermes Rodrigues Damaso (Setor Sul) – 8 às 18 horas
  • Unidade de Saúde da Família Jardim Taquari – 8 às 18 horas 
  • Unidade de Saúde da Família Walter Pereira Morato (Taquaruçu) – 8 às 18 horas 
  • Unidade de Saúde da Família Mariazinha (Buritirana) – 8 às 18 horas

Quem deve se vacinar 

Anúncio no meio do texto

No caso de agressão por parte de algum animal, o cidadão deve procurar o mais rápido possível a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima. O esquema de profilaxia da raiva humana será prescrito pelo médico ou enfermeiro, que avaliará o caso indicando a aplicação de vacina e/ou soro, caso o profissional indique a vacinação, a pessoa tomará a primeira dose na UPA, onde ela foi atendida e o restante do esquema será realizado na unidade de saúde. 

Segundo o Ministério da Saúde, outra medida de prevenção é a profilaxia pré-exposição, que é indicada para pessoas com risco de exposição permanente ao vírus da raiva, durante atividades ocupacionais exercidas por profissionais como: médicos veterinários; biólogos; profissionais de laboratório de virologia e anatomopatologia para raiva; estudantes de medicina veterinária, zootecnia, biologia, agronomia, agrotécnica e diversos outros.  

Transmissão

A raiva é causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae e é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente, por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura ou lambedura desses animais. Os principais sintomas são mal-estar geral, pequeno aumento de temperatura, anorexia, cefaleia, náuseas, dor de garganta, entorpecimento, irritabilidade, inquietude e sensação de angústia.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais