Novo Ensino Médio é ofertado em todas as escolas estaduais do Tocantins

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) universalizou neste ano de 2023 a implantação do Novo Ensino Médio em toda a rede, se antecipando ao calendário nacional que previa a consolidação desse processo até 2024.

A implementação do Novo Ensino Médio teve início no ano de 2019 em 56 unidades escolares, denominadas Escolas-Piloto. Nessa implementação, a estrutura curricular e o currículo receberam adequações, como são propostas pelos documentos norteadores Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Documento Curricular do Território do Tocantins (DCT-TO), Etapa Ensino Médio.

O objetivo principal da mudança é tornar o estudante protagonista, proporcionado vivência de situações de aprendizagem e experiências que reflitam seu interesse e desenvolvimento integral, além de valorizar a criatividade pedagógica do professor.

As mudanças foram implantadas em todas as turmas de 1ª série do Ensino Médio regular com as unidades curriculares Eletivas e Projeto de Vida, além das Trilhas de Aprofundamento na Educação do Campo, Quilombola e Indígenas. Nas 2ª e 3ª séries foi implementado o Itinerário Formativo Completo – Projeto de Vida, Eletivas e Trilhas de Aprofundamento.

Entre as alterações, destaca-se a inclusão de uma parte flexível conhecida como Itinerário Formativo, que significa que, além da Formação Geral Básica constituída por componentes curriculares, o currículo atual oferece as unidades curriculares que compõem o Itinerário Formativo composto por projeto de vida, eletivas, trilha de aprofundamento e educação técnica e profissional.

Para a parte flexível do Itinerário formativo: Formação Técnica e Profissional, a Seduc está em fase de finalização de parcerias e planos de trabalho para a oferta dos cursos.  “As atividades poderão ocorrer nos espaços das instituições parceiras ou na própria unidade de ensino, conforme a parceria ou o curso do aluno”, explicou a gerente de Ensino Médio da Seduc, Eliziane de Paula Silveira.

O professor de Língua Portuguesa, Adonelson Nascimento Damascena, da Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, de Palmas, comenta sobre a importância das Trilhas de Aprofundamento. “Cada trilha foca em algo específico. Por exemplo, na Trilha de Linguagens, há uma chamada ‘eu sou o meu padrão’. Nessa parte, podem-se desconstruir padrões de beleza estabelecidos como únicos. Trabalham-se atividades físicas, alimentação saudável. Assim, busca-se meio para que o estudante tenha sua autoaceitação garantida. Ao conhecer as trilhas, o estudante pode escolher uma delas, e construir seu projeto de vida. Por exemplo, caso o estudante queira cursar medicina, ele pode escolher algo relacionado a essa área de conhecimento”, comentou o professor.

A estudante Lyandra Luiza Amaral Rodrigues, 17 anos, da Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elizângela Glória Cardoso, destaca a contribuição para a construção do projeto de vida. “É muito interessante trabalhar com as trilhas para aprofundamento. Elas ajudam bastante o estudante a construir seu projeto de vida. Os Itinerários Formativos contribuem para a formação do aluno, que pode ter uma visão de futuro ao concluir o ensino médio, e ingressar no ensino superior conforme a sua vocação e planejamento”, pontuou a estudante.

Para nortear e orientar as práticas pedagógicas das escolas na operacionalização do novo currículo, como orientações complementares, foi elaborado o Documento Orientador Técnico Complementar. As mudanças serão alinhadas com investimento de recursos em novas tecnologias como aquisição de computadores, chromebooks, notebooks, e formação de professores, reformas e construção de escolas, dentre outros.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais