No Mato Grosso do Sul, policiais civis do Tocantins participam do 12º Curso de Unidades Especializadas de Fronteira
Com o objetivo de aprimorar técnicas e trocar experiências com policiais de outras unidades da federação, o delegado de polícia Antônio Onofre Oliveira da Silva Filho e o agente de polícia, Gilberto Ferreira de Souza, participaram do 12º Curso de Unidades Especializadas de Fronteira (12º CUEF), realizado na cidade de Naviraí, no Estado do Mato Grosso do Sul, de 3 a 17 de julho.
Durante a realização do curso, os policiais aprimoraram e aprofundaram seus conhecimentos em técnicas de patrulhamento, combate ao tráfico de drogas, armas e munições, estratégias de inteligência, abordagem em situações de risco, atendimento pré-hospitalar tático, entre outras áreas. Além das aulas teóricas, foram realizados exercícios práticos e simulações de situações reais, em vias terrestres e fluviais, resultando em um treinamento completo e muito relevante para o enfrentamento à criminalidade em situações encontradas nas áreas de fronteira e também em locais de alto risco, onde são demandadas expertises apropriadas.
Integração
Os participantes do Tocantins puderam trocar experiências com profissionais de diferentes Estados e instituições, o que resultou no fortalecimento da integração, aquisição de novas habilidades e na atuação conjunta na segurança das fronteiras brasileiras e divisas estaduais.
“O curso representou uma oportunidade ímpar para a capacitação dos profissionais da Segurança Pública do Tocantins, pois com as novas técnicas assimiladas, os dois profissionais serão capazes de multiplicar os conhecimentos adquiridos, garantir e participar com ainda mais êxito em operações realizadas nas áreas de estratégicas de fronteiras e divisas, contribuindo para o enfrentamento das criminalidade organizada o que resultará na preservação da paz, do bem-estar e da tranquilidade da população”, destacou o secretário da Segurança Pública, Wlademir Mota Oliveira.
Na avaliação do delegado Antônio Onofre, a participação no 12º CUEF representou muito mais que apenas aprimorar e ter contato com novas técnicas de combate ao crime organizado, sobretudo, na regiões de fronteira, mas também uma oportunidade de trocar experiências e se integrar com demais operadores da segurança de todo o Brasil.
“Assimilando os conhecimentos técnicos e práticos acerca das fronteiras e divisas existentes no Brasil, é possível compreender melhor a dinâmica da criminalidade no país como um todo e, em especial no Tocantins, sobretudo, pelas rotas utilizadas pelos infratores para remessa dos produtos de delitos, a exemplo do tráfico de drogas, que transpassam fronteiras nacionais e divisas estaduais até chegar ao nosso Estado. Além de tudo, este curso proporcionou o compartilhamento de técnicas e conhecimento para serem utilizados no enfrentamento ao crime organizado, promovendo integração entre o Tocantins e os demais estados da Federação”, destacou.
Para o agente de polícia, Gilberto Ferreira de Souza, lotado na 8ª Delegacia Regional de Polícia de Dianópolis, o curso foi de grande importância, uma vez que os conhecimentos adquiridos poderão ser multiplicados junto aos demais colegas da Polícia Civil do Tocantins.
“A participação neste curso foi de extrema relevância, pois fomos capazes de assimilar novas técnicas de combate e enfrentamento ao crime organizado, em especial, o tráfico de entorpecentes e armas que abastecem e fomentam o crime aqui no Brasil. Com isso, teremos a oportunidade de aplicar na prática, em nosso dia a dia na atividade policial, os ensinamentos adquiridos”, enfatizou o policial civil.
Curso
O curso foi realizado por meio de parceria firmada entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP), a Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP-MS), através da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso do Sul e do Departamento de Operações de Fronteira.
O 12º CUEF foi realizado de 3 a 17 de julho, com a participação de 41 operadores da segurança pública que atuam nos estados de Mato Grosso do Sul, Goiás, Acre, Tocantins e Rondônia, e que integram diferentes forças policiais, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal do Exército Brasileiro e também do Departamento de Operação de Fronteiras (DOF) e da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON).
O evento ocorreu nas instalações do 12º Batalhão de Polícia Militar de Naviraí, que é responsável pelo policiamento de vários municípios da região de fronteira com o Paraguai e divisa com o Paraná.