Ministério Público coordena reunião sobre adequações na captação de água e tratamento de esgoto em Palmas

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) coordenou, na quinta-feira, 30, reunião com representantes da empresa BRK Ambiental e da Fundação de Meio Ambiente de Palmas para discutir soluções relativas à captação de água e à coleta e tratamento de esgoto na capital.

A proposta do MPTO é, a partir desta primeira reunião, iniciar um diálogo que resulte no aperfeiçoamento das atividades da BRK Ambiental, pondo fim a problemas recorrentes identificados pelo corpo técnico ambiental do Ministério Público, os quais têm levado a 24ª Promotoria de Justiça da Capital a representar contra a empresa na Justiça. A reunião foi conduzida pelo promotor de Justiça Fábio Lang, que atua na área de Defesa do Meio Ambiente em Palmas.

Diversos pontos foram elencados durante a reunião, como a recorrência de extravasamento do esgoto (principalmente durante as chuvas), a possibilidade de aprimoramento das análises técnicas na renovação das licenças ambientais da empresa e a perspectiva de aperfeiçoar o monitoramento das atividades da BRK Ambiental.

Anúncio no meio do texto

Sobre a captação da água que é fornecida aos consumidores, foi discutida a necessidade de solução a longo prazo. Isso porque o Ribeirão Taquaruçu Grande, que abastece parte da  cidade de Palmas, vem registrando baixas em sua vazão, que são agravadas no período de estiagem.

O conjunto de pareceres técnicos ambientais produzidos pelo Centro de Apoio Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma) do Ministério Público e pela Fundação de Meio Ambiente de Palmas será avaliado para fundamentar as discussões da próxima reunião.

Por parte da BRK, participaram do encontro representantes da Diretoria e da Assessoria Jurídica. Pela Fundação de Meio Ambiente de Palmas, esteve presente o presidente, Isac Braz da Cunha.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais