Hemocentro leva captação de sangue para as ruas de Taquaralto

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) iniciou nesta terça-feira, 09, a Campanha Coração para Coração -1001 bolsas de sangue. A ação é uma parceria da Hemorrede do Tocantins com a Associação Comercial e Industrial de Taquaralto, Aurenys e Região Sul de Palmas (ACIT) e pretende alcançar o montante de 1001 bolsas de sangue doadas até novembro deste ano. 

Nesta primeira etapa a campanha acontece na Avenida Tocantins, estacionamento da Lojas Kastelar Eletromóveis, nos dias 09 e 10 e retorna nos dias 23 e 25 de agosto. Este trabalho vai acontecer com coletas externas com a Unidade Móvel, em todos os meses até o dia 25 de novembro, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, e o objetivo da campanha é atingir a meta de 1001 doações nesse período.

A campanha que nasceu da iniciativa de um morador local, Dario Pereira de França, que viu a necessidade e foi em busca de parceria com a ACIT para a realização da ação e assim ambos buscaram o Hemocentro para a execução do projeto. “Sempre vejo o chamamento do Hemocentro para doação de sangue, descobri através de uma ação de um amigo que era possível levar a unidade móvel para um determinado local, assim busquei a parceria da ACIT e juntos procuramos o Hemocentro para a realizar a parceria”, ressaltou Dário Pereira França.

Anúncio no meio do texto

A responsável pela Captação de Doadores do Hemocentro de Palmas, Robéria Fernandes, explica que “essa parceria é muito importante para a manutenção dos estoques de sangue e atendimento das demandas que chegam até o Hemocentro. Essa iniciativa do Dário demonstra que qualquer pessoa pode se engajar na causa e que mesmo não sendo ou não podendo doar sangue você também pode salvar vidas”, ressaltou.

O Presidente da ACIT, Sidney Mota, destacou que assim que foi procurado topou o desafio. “Sabemos que a maioria das doações são realizadas pelos moradores da região sul de Palmas e como comerciante sabemos da dificuldade para o trabalhador se deslocar até uma das unidades do hemocentro, por isso assim que fomos procurados aceitamos trabalhar a campanha e prontamente os empresários locais aceitaram participar da campanha”, destacou o presidente.

A doadora de sangue, Maria Carolina Milhomem de Sousa, reforçou a facilidade de ter a unidade móvel no local. “Doei a primeira vez o ano passado quando meu sogro precisou de sangue, por causa de uma cirurgia. Desde então vi que era muito mais simples do que imaginava e comecei a doar, mas tenho dificuldade de ir por causa da distância e do trabalho, por isso essa ação aqui é excelente pra quem mora ou trabalha na região. Facilita o acesso”, destacou a doadora.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais