Grupo Artpalco utiliza a arte circense para conscientizar crianças contra o abuso sexual infantil

Com o objetivo de levar conscientização para crianças contra o abuso sexual infantil, o Grupo Artpalco apresentou em escolas públicas de Araguaína o espetáculo teatral “Trupeçada em… Enquanto Seu Lobo não Vem”. Uma iniciativa do projeto “Circo nas Escolas”, as apresentações foram realizadas na última sexta-feira, 12, na Escola Professor João Alves Batista e Escola Jardim Paulista, que atendem crianças que estudam nas zonas urbana e rural.

As apresentações contemplaram estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, com idades entre 10 e 11 anos. Todas as apresentações contaram com intérprete de Libras e audiodescrição para maior acessibilidade de crianças com deficiência visual e auditiva, da mesma forma todos os espaços de apresentações foram adequados a pessoas com deficiência motora.

Em formato circense, o elenco é composto pelos atores Luiz Navarro, Tatiane Breve, Wagner Bárbara e o espetáculo teve a duração de cerca de 40 minutos e  traz à cena uma trupe de atores e palhaços, que está sem nenhum trabalho e com saudades do palco e do público. “Até que recebe uma ligação inesperada da prefeitura da cidade com um convite: criar um espetáculo para falar com as crianças sobre Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, adianta o diretor e dramaturgo, Luiz Navarro.

Para isso, os palhaços recorrem a Caixa de Histórias de onde tiram elementos mágicos e recontam a história do malvado e perigoso “Seu Lobo”. Tratando de maneira leve, lúdica e cômica sobre esse tema complicado, o espetáculo é interativo e traz elementos modernos como as redes sociais e internet além de atentar para as situações que podem acontecer até dentro de casa e na escola.

“Com a ajuda da plateia, todos ajudam Chapeuzinho Vermelho a reconhecer e fugir do vilão e, ao mesmo tempo, conscientizar as crianças e os adultos sobre os meios de identificar as situações de perigo e buscar ajuda”, complementa o diretor.

Escola

A professora Naiara Santos, professora da Escola Professor João Alves Batista assistiu ao espetáculo e considerou a produção teatral de grande valor de entretenimento e educativo. “Presenciei um espetáculo maravilhoso, que traz uma leveza e nos entretém em um assunto muito importante e necessário para a educação e o futuro das nossas crianças”, revelou a educadora.

O coordenador pedagógico da Escola Jardim Paulista, Natal Marques, apontou sobre a necessidade de se incluir a temática do abuso infantil nas escolas. “A apresentação que uniu teatro e circo trouxe para a escola um ponto de debate muito necessário ao campo escolar, que é a exploração sexual de crianças e adolescentes. Todos os alunos e equipe adoraram e a nossa escola só tem a agradecer a oportunidade de receber uma produção tão valorosa”, concluiu o educador.

Ficha Técnica/ Projeto: Circo nas Escolas

Texto, Direção e Encenação: Luiz Navarro

Consultoria Pedagógica e de Figurino, Cenografia e Coreografia:

Wagner Bárbara

Elenco: Luiz Navarro, Tatiane Breve, Wagner Bárbara

Proponente do Projeto: Farley Gomes

Operação de Sonoplastia: Farley Gomes

Produção: Paula Fraga, Wagner Bárbara e Farley Gomes

Produção Executiva: Farley Gomes

Assessoria de Imprensa: Cinthia Abreu

Assessoria de comunicação: Wagner Bárbara

Social Media: Brenna Raynara

Incentivo: Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer da Prefeitura de Araguaína através da Lei Paulo Gustavo do Ministério da Cultura do Governo Federal

Realização: Grupo Artpalco

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais