Equipe do Ministério da Saúde vai monitorar casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti no Tocantins

Com o objetivo de monitorar o aumento de casos de dengue, chinkungunya e zika no Tocantins, equipes da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) receberão entre os dias 20 e 24 de março, a equipe do Centro de Operações de Emergências (COE Arboviroses) do Ministério da Saúde.

Durante a semana, os profissionais da SES-TO serão capacitados com a elaboração de estratégias de controle das arboviroses, manejo clínico com os pacientes e visita técnica a municípios selecionados para o acompanhamento das ações desenvolvidas.

O primeiro encontro acontece no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde e contará com a presença com gestores da Gerência de Vigilância das Arboviroses, Atenção Primária, Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias da SES-TO e secretários de saúde dos municípios de Palmas e Paraíso do Tocantins.

De acordo com a gerente de Vigilância das Arboviroses da SES-TO, Christiane Bueno Hundertmark, “o objetivo da semana é alertar sobre os profissionais que atuam na vigilância sobre a importância de eliminar os criadouros dessas doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti”. 

Notificações de Arboviroses no TO

De acordo com os últimos boletins epidemiológicos, o Tocantins já registrou em 2023, 2.870 casos de dengue, 2.253 casos de chinkungunya e 666 de zika.

Os municípios com maiores registros são:

– Dengue: Paraíso do TO (209), Aliança do Tocantins (127), Divinópolis (45) Pugmil (44), e Barrolândia (42).

– Chinkungunya: Paraíso do TO (241), Divinópolis (45), Aliança do Tocantins (44), Pium (43) e Barrolândia (43).

– Zika: Paraíso do TO (80), Palmas (61), Barrolândia (36), Divinópolis (5) e Aguiarnópolis (3),

Participação da comunidade no combate

– Certifique-se que caixas d’água e outros reservatórios estejam devidamente tampados;

– Retire folhas ou outros tipos de sujeita que podem gerar acúmulo de água nas calhas;

– Guarde pneus em locais cobertos;

– Guarde garrafas com a boca virada para baixo;

– Realize limpeza periódica em ralos, canaletas e outros tipos de escoamentos;

– Denuncie para a Secretaria Municipal de Saúde do seu município as situações de imóveis fechados ou abandonados que possam conter piscinas ou criadouros de mosquitos. Importante deixar o Agente de Saúde visitar o imóvel.

– Se apresentar sintomas compatíveis, procure um serviço de saúde.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais