Concurso da educação amplia número de vagas para professores indígenas

Com a oferta de 5.242 vagas, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Administração (Secad) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), publicou no Diário Oficial do Estado nº 6.291 dessa quinta-feira, 16, a prorrogação do período de inscrições para o concurso público da educação até o dia 10 de abril. A remuneração inicial prevista para o professor da educação básica é de R$ 4.826,20.

Além de prorrogar o prazo das inscrições, também foi publicado no DOE nessa sexta-feira, 17, o edital nº 03/3023, para atender demanda apresentada por representantes dos povos indígenas em audiência pública, acrescentando 78 vagas para a educação indígena. Além das 142 para professor da educação básica, foram criadas 25 para orientador educacional e 62 para coordenador pedagógico. Os editais de retificação estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

Após as análises e parecer favorável da Comissão do Concurso, o secretário da Educação, Fábio Vaz, autorizou a publicação de um novo edital para provimento de cargos de coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, nas escolas indígenas que atendam aos critérios da Instrução Normativa 02/2023. Conforme a IN serão ofertadas 78 vagas, sendo 53 vagas para coordenador pedagógico e 25 vagas para orientador educacional.

O secretário Fábio Vaz destacou que o certame também visa atender as especificidades das escolas indígenas do Tocantins. “O certame considera as especificidades socioculturais de cada povo, visto que ofertamos um ensino bilíngue e estamos ampliando o número de vagas para que profissionais cada vez mais qualificados possam atender os nossos estudantes indígenas. Essa ampliação também é fruto do diálogo com as lideranças  que trouxeram algumas reivindicações nesse sentido”, ponderou.

A audiência pública foi realizada no dia 9 de março na sede da Procuradoria da República no Estado do Tocantins, com representantes das comunidades indígenas, o Ministério Público Federal (MPF/TO), a Fundação Nacional do Índio (Funai/TO), Núcleo Especializado de Questões Étnicas e Combate ao Racismo (Nucora) da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e representantes da Comissão do Concurso. 

Certame

A inscrição deve ser realizada por meio do link https://conhecimento.fgv.br/concursos/secad.to até 10 de abril. Com a prorrogação, os candidatos têm até 11 de abril para efetivar o pagamento da taxa de inscrição. O valor da taxa de inscrição é R$ 150, vale destacar que os candidatos às vagas para a educação indígena terão isenção na taxa de inscrição.

As provas estão agendadas para o dia 11 de junho de 2023, e serão realizadas em sete municípios tocantinenses: Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas e Paraíso do Tocantins.

O edital completo, as retificações e demais informações estão disponíveis no Diário Oficial do Estado do Tocantins e no site da Fundação Getúlio Vargas, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/secad.to.

As vagas atenderão 137 municípios do Estado, com exceção de Monte Santo e Chapada da Areia, que ainda não possuem escolas estaduais. Os interessados poderão concorrer aos seguintes cargos ofertados:

Professor da Educação Básica – Orientador Educacional (264)

Professor da Educação Básica – Coordenador Pedagógico (249)

Professor de Arte (192)

Professor de Ciências Biológicas (498)

Professor de Educação Física (328)

Professor de Física (194)

Professor de Geografia (309)

Professor de História (344)

Professor de Letras Português/Redação (1.073)

Professor de Letras/Inglês (279)

Professor de Letras/Espanhol (8)

Professor de Matemática (966)

Professor de Química (197)

Professor de Sociologia (62)

Professor de Letras/Libras (6)

Professor da Educação Indígena (143)

Coordenador Pedagógico Indígena (53)

Orientador Educacional Indígena (25)

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais