Sobram promessas e transporte público continua ineficaz

Já completaram seis meses desde que a prefeitura de Palmas criou a Agência de Transporte Coletivo (ATCP) e iniciou o processo de finalização da concessão das empresas que atuavam no transporte coletivo de Palmas há mais de 35 anos. Nesses meses a prefeitura assumiu integralmente a responsabilidade de transportar milhares de palmenses todos os dias. A mudança na gestão foi sentida pelos passageiros.

É o caso da estudante Évely Dias. Para chegar até a universidade onde estuda ela precisa pegar dois ônibus tanto no trajeto de ida, quanto no de volta. “Eu tenho quase 30 anos, já pego ônibus aqui em Palmas desde os 15. Eu reconheço que existiam falhas na gestão passada, mas eu ainda estou esperando as melhorais que foram prometidas”, afirma.

“Não foi um ano fácil para quem pega ônibus em Palmas. A gente sempre sofreu com os ônibus que estão velhos e essa situação está mais acentuada. No mês de fevereiro eu fui muito prejudicado”, conta o estagiário Filipe Cosme.

Na época da transição a prefeitura em vários momentos afirmou que as empresas que queriam a manutenção do monopólio da concessão chegaram a prejudicar a execução dos serviços e consequentemente os passageiros foram afetados. A prefeita de Palmas Cínthia Ribeiro (PSDB) chegou a publicar nas redes sociais informando que ações que prejudiquem a população não serão aceitas.

Não toleraremos nenhum tipo de estratégia de última hora para tentarem criar caos. Não é justo prejudicar estes trabalhadores. Se o transporte público sempre foi uma ‘caixa de Pandora’ se preparem para ter todos os detalhes trazidos à luz do conhecimento dos usuários e também da cidade”, afirmou.

O desejo dos passageiros é o mesmo: ter acesso a um serviço digno, de qualidade e que funcione. “A gente usa o ônibus por necessidade. Ninguém gosta, depois de enfrentar um dia inteiro de trabalho, em pé, cansando, ter que voltar para casa em um amontoado de gente e ainda por cima no calor”, aponta a diarista Carla Sousa.

Foi exatamente isso que a prefeitura de Palmas prometeu durante o evento que marcou os 100 dias de gestão municipal do transporte coletivo. Foram anunciados diversos serviços que se colocados em prática provocariam uma verdadeira revolução no transporte público palmense.

Em março, o Jornal Primeira Página que sempre acompanhou a luta e o drama das pessoas que usam o transporte coletivo listou as melhorias anunciadas pelo poder público municipal e agora é hora de cobrar uma prestação de contas para identificar o que foi de fato. feito e o que não passou de promessas.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais