55º Expoara e a 33ª Cavalgada movimentaram o final de semana em Araguaína

A abertura oficial da 55º Expoara (Exposição Agropecuária de Araguaína) e a 33ª Cavalgada movimentaram o final de semana dos dias 3 e 4 de junho em Araguaína. Todos os anos, a programação artística, cultural e tecnológica da feira movimenta a economia da cidade e atrai um público de mais de 130 mil pessoas.
 

Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Wagner Rodrigues destacou a importância da união de diversos segmentos da economia para realização da Expoara e o quanto a prefeitura está investindo para, a cada ano, oferecer uma cidade cada vez mais estruturada para receber o público da feira.
 

“Estamos com mais de 300 milhões de reais em investimento e 90 obras em andamento. Araguaína é uma cidade que cresce de forma planejada e organizada, e nós estamos fazendo uma gestão para dar cada vez mais credibilidade para nossa cidade. Temos trabalhado com muito afinco e muita responsabilidade para que nós façamos de Araguaína uma das cidades mais importantes do Norte do Brasil”, afirmou o prefeito.

“Uma festa grande como essa é feita com a participação de muitas pessoas e parceiros, quero dar as boas-vindas para vocês”, disse prefeito durante evento. Foto: Marcos Filho Sandes

Wagner aproveitou o encontro com representantes do agronegócio para reforçar um pedido. “Continuem acreditando no nosso país, vamos continuar unidos, porque sabemos que o pequeno, o médio e o grande produtor rural são os que movimentam muito a economia do país. Araguaína tem uma força enorme neste segmento para ajudar a crescer o Brasil, porque o agro mantém nossas contas positivas. Então, não parem de produzir, porque vocês vão manter o nosso país de pé”.

Comércio aquecido

De acordo com o presidente do SRA (Sindicato Rural de Araguaína), Wagner Borges, a movimentação e o aquecimento do comércio de Araguaína começam, pelo menos, dois meses antes da Expoara com diversas prestações de serviços e comercialização de produtos relacionados à feira. O presidente também ressaltou que os 12 dias de exposição devem gerar mais de R$ 200 milhões em negócios.

“No comércio, não se acha mais chapéu, botina, calça jeans. As lojas vivenciam um aumento médio de 30% nas vendas neste período. Só dentro do parque de exposições, são mais de mil empregos diretos gerados por dois meses”, afirmou o presidente do SRA.

A autônoma Maria Creuza da Silva é um bom exemplo das oportunidades que a Expoara gera para incrementar a renda das famílias. Há mais de 10 anos, ela monta sua tenda no Parque de Exposições, onde vende porções de pratos típicos, como chambari, panelada, peixe, frango, carne de sol e caldos.

“É mais uma renda para nós. Vem meus filhos, netos e pessoas de fora para me ajudar no serviço, que é 24 horas, e ainda a gente trabalha se divertindo, pois nos encontramos com muitos amigos aqui”, contou a comerciante.

Capital do Boi Gordo

Ainda durante a abertura oficial, o governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, destacou a capacidade agropecuária de Araguaína.

“A cidade é recordista em abate de bovinos no Estado, o que demonstra o nosso potencial. Araguaína também é referência na genética e na qualidade dos bovinos. Além da Expoara, tudo isso é motivo de orgulho para todos nós”, disse Laurez.

A maior cavalgada do mundo

Com um percurso de quatro quilômetros, a 33ª Cavalgada de Araguaína, realizada neste domingo, 4, atraiu mais de 120 mil pessoas para as ruas da cidade, segundo o SRA. Dentre elas estava a cozinheira Lucilene Jesus, que percorreu mais de 550 km, de Paragominas, no Pará, até Araguaína, para curtir a festa. “Já tinha ouvido falar da Cavalgada, mas é o meu primeiro ano aqui. Está muito bonito, gostei demais e com certeza voltarei para cá no ano que vem”, contou.

Neste ano, 40 comitivas desfilaram pelas principais avenidas da cidade, reunindo mais de 5 mil cavaleiros e amazonas. De acordo com o presidente do SRA, o evento bateu o recorde, por isso está se organizando para oficializar esses números. “É a maior do mundo. Esta foi a cavalgada das cavalgadas, é um orgulho termos isso na nossa terra e no ano que vem nós vamos para o Guinness Book”, disse Wagner Borges.

“É muito importante ver a diversão das pessoas, o lado cultural, pois a Cavalgada faz parte da essência de Araguaína e ainda movimenta a economia da cidade. Esse evento proporciona oportunidades de negócio para milhares de pessoas, valorizando o empreendedorismo da cidade, que é muito forte”, finalizou o prefeito Wagner Rodrigues.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais