Disputa polarizada em Paraíso: Celso Morais tem 59% e Osires Damaso 26%, segundo pesquisa Vope/Jornal Primeira Página
Com as eleições municipais de 2024 se aproximando, pesquisa do Instituto Vope/Jornal Primeira Página mostra o cenário da corrida eleitoral em Paraíso do Tocantins, cidade situada a 70 quilômetros de Palmas.
Os números revelam que a disputa está polarizada entre o atual prefeito Celso Morais (MDB), que concorre à reeleição e o ex-deputado federal Osires Damaso (Republicanos). Este é o primeiro levantamento do instituto Voz e Pesquisa Tocantins – Vope e do Jornal Primeira Página na cidade.
Na sondagem estimulada, onde os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos eleitores, os números mostram Celso Morais (MDB) na liderança com 59% das intenções de voto. Osires Damaso (Republicanos) aparece em segundo lugar com 26%, seguido por Dr. Luiz Antônio (PT) com 1%.
Entre os eleitores entrevistados, 10% estão indecisos, enquanto 4% pretendem votar em branco/nulo.
Com o registro no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO sob o número TO-03293/2024, a pesquisa ouviu 700 eleitores do município entre os dias 29 de maio a 1º de junho de 2024, tendo margem de erro de 3,5% e um intervalo de confiança de 95%.
Os 700 eleitores foram entrevistados em cinco setores de Paraiso do Tocantins, que formaram conglomerados com bairros da cidade.
Dr. Luiz Antônio é o nome mais rejeitado
A pesquisa Vope/Jornal Primeira Página também avaliou a rejeição dos candidatos com os eleitores de Paraíso do Tocantins.
Dr. Luiz Antônio (PT) possui o maior índice de rejeição com 32%, seguido por Osires Damaso (Republicanos) com 21%, e Celso Morais (MDB) com 13%.
Por fim, 25% dos eleitores afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos, 6% votarão em branco ou nulo, e outros 3% não responderam.
Metodologia da Pesquisa
O instituto Voz e Pesquisa Tocantins – Vope e o Jornal Primeira Página, de Palmas, realizaram pesquisa quantitativa de intenção de voto para prefeito de Paraiso do Tocantins, na modalidade estimulada. A coleta junto aos eleitores ocorreu entre os dias 29 de maio a 1º de junho de 2024.
O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral/TRE/TO tem o número TO-03293/2024. Foram entrevistados 700 eleitores, tendo a pesquisa margem de erro de 3,5% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892.
As entrevistas com os eleitores foram realizadas de forma direta baseada em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, partindo da Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), com p e q sendo parâmetros de sucesso e insucesso de determinado evento, tendo por objetivo o dimensionamento da amostra, para a redução de erros e a consequente obtenção de uma amostra significativa em relação a população componente do universo pesquisado.
A aplicação dos 700 questionários ocorreu em cinco setores, formando conglomerados com os bairros da cidade. Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência, o mês de abril de 2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e a renda per capita da população.