Educação infantil leva brincadeiras e alegria para praças e parques da Capital

Brincadeiras, balões coloridos, algodão doce e aquele cheirinho de pipoca prometem invadir parques e praças da Capital e aguçar os sentidos da criançada nesta sexta-feira, 26, com o encerramento do projeto ‘Palmas para o Brincar’. 

As atividades têm início às 9 horas, na Praça Tarcísio Machado, em Taquaruçu, com a turma ‘Amigos do jacarandá’. As crianças vão participar de diversas brincadeiras ao ar livre, explorando os elementos da natureza, como ateliê de artes com frutos e sementes, pescaria na areia e brincadeiras com água. 

Às 16 horas, as brincadeiras acontecem na Praça dos Povos Indígenas, com os ‘Amigos da amarelinha’. A partir das 16h30, será no gramado do Parque Cesamar, com a turminha ‘Amigos do pula corda’ e às 17 horas, na Praça do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto, com os ‘Amigos do pega-pega’.

A programação do dia inclui ainda contações de histórias, rodas de conversa com pais e responsáveis sobre a importância do brincar, além de brincadeiras com bambolês, cordas, blocos de montar, corrida de saco, pega-pega, coelhinho sai da toca, dança das cadeiras e bolhinhas de sabão. E para refrescar o dia, haverá distribuição de picolés para toda criançada.  

Segundo a diretora de Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Priscila Machado, o projeto foi idealizado com a intenção de aplaudir Palmas no mês de seu aniversário, e anunciar que a cidade e as pessoas que nela moram acolhe, incentiva e valoriza o direito do brincar de todas as crianças palmenses. “Por isso, durante toda a semana nossas unidades desenvolveram as mais variadas propostas de brincadeiras e amanhã paramos todos para brincar, ocupando nossos espaços públicos para lembrar da importância de brincar o ano todo”, destaca. 

A secretária municipal da Educação, professora Fátima Sena, reforça que o poder público e a sociedade como um todo devem assegurar às crianças condições para que exerçam esse direito de brincar e ocupar os espaços públicos com segurança e acessibilidade. “Nosso papel é garantir que a criança tenha espaços seguros e acessíveis para que o brincar aconteça com alegria. Quando os pequenos brincam, desenvolvem a imaginação, a capacidade de organização, assimilação de regras e execuções psicomotoras. Por isso, nosso objetivo é espalhar o brincar pelos quatro cantos da cidade como um ato transformador e essencial”, conclui.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais