Dia da Mulher é comemorado com destaques para servidoras que inspiram a Educação

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) comemorou nesta segunda-feira, 6, o Dia Internacional da Mulher, com o tema “Mulheres que inspiram uma educação transformadora”. O objetivo principal do evento é promover visibilidade às mulheres que contribuem para a promoção de uma educação que transforma.

A professora Berenice de Fátima Barbosa comenta sobre a importância da data para as mulheres. Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Entre as homenageadas do evento destacam-se a secretária de Estado de Mulher, Berenice de Fátima Barbosa; a diretora Regional de Educação, professora Maristélia Alves Santos; a jornalista da Seduc, Josélia de Lima; a estudante da 3ª série do ensino médio, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Valéria Melissa Santos Borges; a professora Leekenia Aires Lopes; a professora Lays Taveira Araújo, representante dos afrodescendentes no Tocantins; e a professora indígena da rede estadual,Bikunaki Karajá.

A data relembra muitas conquistas femininas alcançadas ao longo dos últimos séculos e serve também para alertar sobre graves problemas de gênero que persistem em todo o mundo.
Na recepção do evento, foram distribuídos números para sorteios de prêmios. As homenageadas receberam buquê significando o desejo de sucesso a todas as mulheres.

O secretário da Educação, professor Fábio Vaz, comentou sobre a importância e relevância do evento.

Lembramos que, no Tocantins, 71% das pessoas da educação do Estado são mulheres. Esse momento de comemoração é de felicidade, com essa homenagem significativa. Somos muito gratos por trabalhar com todo esse público. Saliento que neste mês de março teremos muitos anúncios a serem feitos pelo Governador Wanderlei Barbosa, pois é de interesse dele melhorar cada vez mais a educação. Gratidão a todos”, agradeceu o secretário.

A secretária Estadual da Mulher, Berenice de Fátima Barbosa, foi uma das homenageadas. Para ela, o evento é inovador no País.

O Tocantins é o Estado mais novo da Federação, e entre os governos que já passaram pelo executivo, pela primeira vez se cria uma secretaria específica para tratar de pautas de mulheres, que é a Secretaria da Mulher. A quantidade de mulheres representa um número significativo no Estado, dessa forma, devem ser valorizadas. Sinto-me muito honrada ao receber essa homenagem”, destacou.

De acordo com a professora Leekenia Aires Lopes, exemplo de superação, a homenagem proporciona um sentimento de alegria.

Sinto-me honrada por receber essa homenagem. O momento representa a valorização da mulher que luta e conquista espaços”, destacou.

Outra homenageada foi a professora Lays Taveira Araújo, representante dos afrodescendentes no Tocantins. “Para mim, o evento traz um sentimento de gratidão pelo reconhecimento. É uma atitude louvável do secretário da Educação e também do Governador do Estado reconhecer a força feminina”, destacou.

Para a professora indígena da rede estadual, Bikunaki Karajá,o olhar do Estado para as mulheres é representativo. “Estou maravilhada com a importância que o Estado nos dá. É uma conquista para todas nós mulheres na ocupação de mais espaços”, ponderou.

Homenagem a mulheres da Educação. Foto: Marcio Vieira/Governo do Tocantins

A estudante do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas, medalhista da Olimpíada Brasileira de Matemática, Valéria Melissa Santos Borges, comentou sobre a importância do momento.

Eu represento algo que não é tão comum, que são as meninas na área de ciências exatas como a matemática. Muito feliz por esta homenagem”, comentou.

Josélia de Lima, servidora pública e jornalista na Secretaria de Estado da Educação, escreve sobre educação há mais de 20 anos. Para ela, essa data é importante e deve considerar a igualdade de condições do caminhar para homens e mulheres. “Homem e mulher devem caminhar juntos, na construção de uma sociedade mais justa. A ave não consegue voar sem uma de suas asas, assim é a humanidade, um dos fatores do seu desequilíbrio é essa desigualdade entre o homem e a mulher”, pontuou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais