Detran-TO alerta usuários quanto a links falsos

Com o objetivo de resguardar os usuários e evitar a ocorrência de golpes virtuais, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) alerta a todos os condutores tocantinenses que redobrem os cuidados e fiquem atentos ao pesquisarem pelos sites dos órgãos públicos do Governo do Tocantins, como o Detran/TO, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) entre outros, para acessar alguns serviços, a fim de evitar links falsos que direcionam os cidadãos a sites fraudulentos.

A prática criminosa dos golpes virtuais pode ocasionar prejuízos financeiros e compartilhamento de informações pessoais e bancárias. Os golpistas utilizam links falsos para direcionar os acessos dos usuários a sites que simulam os portais oficiais do Governo do Estado.

Ao emitir e pagar algum boleto, os usuários acabam transferindo dinheiro para conta de golpistas, perdem o valor e ficam em débito. Além do prejuízo financeiro, a prática dos golpes pode levar os cidadãos a compartilharem informações pessoais, que podem ser usadas pelos criminosos e os expõe a outros tipos de crimes, como fraudes financeiras, roubo de identidade e extorsão.

Anúncio no meio do texto

Orientações

Para não cair em golpes desse tipo, o Detran/TO orienta que os usuários evitem clicar em links enviados por desconhecidos, verifiquem sempre o remetente da mensagem, a URL dos portais dos órgãos públicos e nunca compartilhar informações pessoais e bancárias por email, SMS ou WhatsApp e desconfie de ofertas com descontos extraordinários.

Medidas de segurança

A fim de evitar esse tipo de situação, utilize somente a URL no portal oficial do Governo do Tocantins (https://www.to.gov.br/) para encontrar os serviços públicos prestados pelos órgãos do estado, como o Detran/TO (https://www.to.gov.br/detran) e Sefaz (https://www.to.gov.br/sefaz).

Cheque sempre a autenticidade de mensagens recebidas envolvendo links e confira a identidade do remetente antes de fornecer qualquer informação. Não clique em links suspeitos e jamais baixe arquivos desconhecidos. Desconfie sempre de mensagens não solicitadas que pedem informações pessoais e bancárias. O Detran/TO, como os demais órgãos do governo, nunca enviam mensagens que solicitam dados pessoais dos usuários.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais