Defensoria Pública reforça política de inclusão e acessibilidade da Instituição

Cumprindo o princípio da proteção integral à pessoa com deficiência, conforme previsto na Constituição Federal, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) tem intensificado sua política de inclusão e acessibilidade para atender tanto as pessoas assistidas, quanto os profissionais da Instituição com deficiência.

A Política de Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e as Condições Especiais de Trabalho está regulamentada na DPE-TO desde 2021, por meio da Resolução nº 217/2021 do Conselho Superior da Defensoria Pública (CSDP). A partir dessa normativa a Instituição tem buscado adequar e aprimorar a prestação do serviço às pessoas com deficiência.

Com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (Cpai), a Defensoria Pública está mapeando e adequando, por exemplo, os projetos arquitetônicos dos prédios quanto à acessibilidade.

Anúncio no meio do texto

A sede de Instituição, em Palmas, já conta com rampa e corrimão na escada da entrada; piso e mapa tátil para dar ao deficiente visual maior autonomia e segurança; e identificações nas portas em braile das salas da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep).

Para atender às pessoas com dificuldade de mobilidade, a Instituição possui cadeiras de rodas que estão na recepção das Diretorias Regionais de Araguatins, Araguaína, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.

Ainda no interior do Estado, as novas sedes, implantadas por meio do projeto Econúcleos em Natividade, Colméia, Wanderlândia, Augustinópolis, Novo Acordo, Taguatinga e Ananás, seguem projetos com inclusão e acessibilidade para todos os públicos. 

Atendimento

Com foco no melhor atendimento às pessoas assistidas com deficiência auditiva, a Instituição tem investido na capacitação de membras(os) e servidoras(es) na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso, etapa de nível intermediário, foi realizado no período de 9 a 13 de setembro.

Série Especial

Durante esta semana, a Defensoria Pública divulgou uma série especial com histórias de assistidas e assistidos com deficiência que tiveram o apoio da Instituição na garantia de seus direitos.

As reportagens da série foram produzidas pela Assessoria de Comunicação da DPE-TO em parceria com a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, celebrado anualmente a cada 21 de setembro.

Leia também

Na busca dos direitos da filha, Thaise Feitosa afirma que tem a DPE-TO como sua segunda casa: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/na-busca-dos-direitos-da-filha-thaise-feitosa-diz-que-tem-a-dpe-to-como-sua-segunda-casa

Francisca Janaína e o apoio da DPE na concretização do sonho da educação inclusiva para a filha: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/francisca-janaina-lembra-o-apoio-da-dpe-to-na-concretizacao-do-sonho-de-uma-educacao-inclusiva

Mônica Costa destaca o empenho da Defensoria Pública na defesa dos direitos da filha Carol: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/defensoria-publica-uma-aliada-das-pessoas-com-deficiencia-na-busca-por-tratamento-adequado

Especial: o empenho da DPE-TO para que criança com paralisia cerebral tenha uma vida mais digna: https://www.defensoria.to.def.br/noticia/especial-o-empenho-da-dpe-to-para-que-crianca-com-paralisia-cerebral-tenha-uma-vida-mais-digna

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais