Circular com IPVA e licenciamento atrasados pode acarretar em remoção do veículo e outras penalidades  

O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) informa aos proprietários que o atraso na quitação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) impede o licenciamento do veículo, o que pode acarretar na remoção, portanto fica impossibilitado de circular regularmente, além de gerar multas e juros aos contribuintes. 

O não pagamento do referido imposto pode também impossibilitar processos de compra e venda de veículos, ocasionar a inscrição em Dívida Ativa e dificultar a aprovação de empréstimos. 

Como saber se existem débitos registrados

Para saber se o veículo está com o licenciamento atualizado, basta acessar o site do Detran/TO através do link: Detran TO – Veículos , onde é possível consultar multas e atrasos de documentos. 

Além do site, os usuários podem resolver essas pendências pelo aplicativo Detran TO Fácil, que facilita o acesso a essas informações de forma rápida e segura. Disponível em: https://appdetrantofacil.detran.to.gov.br/DetranTOFacil/

Já para o IPVA, é necessário acessar o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz/TO),  com o número da placa do veículo e Renavam – Registro Nacional de Veículos Automotores. 

Isenção do IPVA

Os veículos com IPVA no valor de até R$ 200,00 estão isentos do pagamento do imposto. A isenção foi concedida pelo Governo do Tocantins neste ano e contemplou a frota de 322.550 veículos. Além desse segmento, também receberam o benefício pessoas com deficiência física, visual, auditiva ou mental, conforme a Lei n° 6.999/2001.

Débitos frequentes

– Imposto Sobre Propriedade do Veículo (IPVA); 

– Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV);

– Multas de Trânsito 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais