Casos de abandono de animais aumentam durante as férias escolares em Palmas

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo telefone 153 da Guarda Metropolitana

Durante o período de férias escolares, a Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (Sebem) de Palmas tem registrado um aumento nos casos de abandono de animais domésticos, segundo informações da Diretoria de Maus-Tratos do órgão. A situação tem preocupado o poder público, que observa a recorrência do problema em bairros e áreas públicas da capital.

De acordo com o diretor de Maus-Tratos da Sebem, Auriman Cavalcante Rodrigues, além de configurar crime, o abandono coloca os animais em risco e sobrecarrega os serviços municipais de resgate e acolhimento.

“Mesmo com avanços na legislação, ainda vemos animais sendo deixados em vias públicas, muitos deles doentes ou em idade avançada. Precisamos que a população entenda que abandono é uma forma de maus-tratos prevista em lei e que será tratada como tal”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

Legislação prevê punições

O abandono de animais é considerado crime de maus-tratos de acordo com a Lei Federal nº 9.605/1998, que estabelece pena de dois a cinco anos de reclusão, multa e proibição da guarda para os infratores. Em Palmas, a Lei Municipal nº 3.174/2025 também classifica o abandono como maus-tratos e prevê sanções administrativas aos responsáveis.

A Secretaria reforça que denúncias de abandono ou maus-tratos podem ser feitas por meio do telefone 153, da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP).

Informações: Secom Palmas

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais