Banco Mundial apoiará Acre e Tocantins na melhoria da eficiência dos gastos públicos e da prestação de serviços

O Conselho de Diretores do Banco Mundial aprovou hoje dois projetos nos estados do Acre e Tocantins, na região Norte do Brasil, que ajudarão a melhorar a eficiência na gestão dos recursos públicos e a prestar serviços melhores aos cidadãos.

As duas operações — US$ 50 milhões para o Tocantins e US$ 40 milhões para o Acre — fazem parte do Programa Progestão, que visa ajudar os estados brasileiros a aprimorar a sustentabilidade fiscal no longo prazo, implementar reformas administrativas, melhorar a gestão de ativos e racionalizar os gastos públicos. O programa está disponível para todos os estados brasileiros, independentemente da situação fiscal deles. 

“Garantir eficiência na gestão e nos gastos públicos não é uma opção: é um compromisso. É por isso que vamos investir em tecnologia e na melhoria dos processos da administração pública. Todas as ações, projetos ou iniciativas serão minuciosamente analisados e planejados com o objetivo de garantir o máximo retorno para a sociedade”, disse o governador do Acre, Gladson Cameli. “No Progestão, vimos a oportunidade de inovar, melhorar processos e mitigar riscos e desperdícios, sempre com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. Para tal, contamos com o engajamento de todos os gestores e servidores públicos na implantação do projeto”.

“Este investimento é totalmente alinhado com a proposta do nosso governo de modernizar a estrutura do estado, realizar um levantamento abrangente das necessidades da gestão administrativa e fiscal, além de atender de maneira extremamente satisfatória às demandas da população tocantinense, proporcionando um serviço de alta qualidade”, ressaltou o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa. “Nossa parceria com o Banco Mundial é fundamental para alcançarmos esses objetivos, pois visamos aprimorar a eficiência da administração pública de forma significativa”.

O Progestão Acre: Projeto de Eficiência na Gestão do Setor Público e o Progestão Tocantins: Projeto de Eficiência na Gestão do Setor Público são o terceiro e o quarto projetos da série Progestão. Anteriormente, o Banco Mundial já havia aprovado projetos do Progestão em Alagoas (julho de 2022) e Mato Grosso (agosto de 2022).

As atividades apoiadas pelo programa ajudarão a melhorar o planejamento da força de trabalho com o propósito de reduzir a massa salarial e eventuais irregularidades na folha de pagamento; acelerar os processos de aquisições públicas; controlar estouros de gastos em investimentos públicos; e aumentar a parcela de imóveis com documentação legal plenamente regularizada. A expectativa é que os projetos forneçam — a 59 mil funcionários públicos no Tocantins e a 40 mil no Acre — acesso a sistemas mais eficientes e eficazes para a gestão das finanças públicas. Cidadãos e empresas também se beneficiarão, de maneira indireta, das melhorias na produtividade e da transparência do setor público.

“O Acre e o Tocantins, assim como outros estados brasileiros, estão decididos a fortalecer suas principais funções e sistemas de gestão governamental para garantir que os serviços públicos sejam prestados de forma mais eficiente e sustentável,” disse Johannes Zutt, diretor do Banco Mundial para o Brasil. “Por meio dos projetos do Progestão, o Banco Mundial está ajudando esses estados a fortalecer e modernizar o setor público, ampliando a capacidade de superar desafios de desenvolvimento e proporcionar um futuro melhor aos cidadãos.”

Ambos os empréstimos têm prazo de vencimento de 19 anos, incluindo cinco anos de carência.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais