Circuito tecnológico da piscicultura é novidade na Agrotins

Com o tema Compliance no Agro, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), apresenta inovação, com o circuito tecnológico da piscicultura na Agrotins 2023.

Com exposição agrícola e tecnológica de referência, a piscicultura tem se destacado como atividade importante e promissora no Estado e também como destaque na Agrotins, desde 2015.

Nesta edição da feira, os visitantes terão a oportunidade de conhecer as últimas tecnologias e práticas inovadoras utilizadas na produção de peixes nos diferentes sistemas de criação: tanque escavado, tanque elevado, aquaponia e Sisteminha da Embrapa.

A proposta é atender os produtores rurais, estudantes e visitantes da feira, para mostrar as novas tecnologias de produção, trazer esclarecimentos, tirar dúvidas sobre a realidade do produtor de acordo com a sua necessidade.

De acordo com engenheiro de Pesca do Ruraltins, Andrey Costa, as vitrines do setor da piscicultura na Agrotins visam atendimento direto ao produtor e aos interessados em iniciar atividade de piscicultura. “A estimativa é de atender em torno de 600 produtores. Nossa vitrine tem o objetivo de norteá-los com as novas tecnologias e levar conhecimento para que esse produtor tenha melhores resultados com menores custos e maior lucratividade na sua piscicultura. E para os novos interessados, a feira é importante para iniciar uma produção com o mínimo de erros possíveis, ” frisa Andrey.

Para o presidente do Ruraltins, Washington Ayres, a vitrine de piscicultura é uma das cadeias produtivas de grande representatividade para o plano de Assistência Técnica e Extensão Rural do Tocantins (Ater). “A piscicultura é uma cadeia de destaque no Tocantins e a exposição na Agrotins irá oferecer aos visitantes a oportunidade de adquirir conhecimentos técnicos avançados, aprender sobre os desafios enfrentados no setor e conhecer as tendências da piscicultura. Além disso, é uma maneira de promover a troca de conhecimentos e o desenvolvimento sustentável desse segmento tão importante para economia e segurança alimentar,” pontua o presidente.

A cadeia produtiva da piscicultura é uma das prioritárias do Governo do Estado. O Ruraltins em consonância com a gestão, leva todas as tecnologias para o desenvolvimento da piscicultura no Tocantins. São parceiros na apresentação dessa vitrine a Casa do Piscicultor, Pesqueiro Flor D’água e Ipermax Engenharia.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais