Adapec define data de recebimento das embalagens vazias de agrotóxicos em 2023

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e os representantes do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), da Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (AREIA) e da Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (ATRIA) reuniram na terça-feira, 14, na sede da Adapec em Palmas e definiram calendário de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos para o ano de 2023, no Tocantins.

No acordo firmado entre a Adapec e as centrais de recebimento de Pedro Afonso e Silvanópolis, o projeto deverá ser realizado em 23 municípios de diversas regiões do Estado, incluindo este ano a região do Jalapão. “O objetivo do projeto é atender os pequenos e médios produtores rurais que possuem embalagens vazias de agrotóxicos e estão em regiões mais distantes das centrais e postos de recebimento,” destacou o gerente de inspeção vegetal, Carlos Cesar Barbosa, acrescentando que embora a ação esteja prevista para acontecer nestes municípios ela contempla também outros municípios circunvizinhos e deve ocorrer no período de maio a novembro.

Na reunião desta terça-feira, 14, ficaram definidos 15 municípios que sediarão as ações dos RIs, sendo eles: Araguaçu, Dianópolis, Xambioá, Muricilândia, Santa Fé, Paraiso do Tocantins, Palmas, Itacajá, Miranorte, São Valério, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Pium, Divinópolis e Ponte Alta do Tocantins. Além destes municípios, a Adapec também já definiu o calendário de RIs com a Central de Imperatriz – MA conduzida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART) que atenderão os municípios da região do Bico do Papagaio, sendo eles: Aguiarnópolis, Tocantinópolis, Araguatins, Augustinópolis, Buriti do Tocantins, São Miguel, Sítio Novo e Axixá.

A coordenadora de operações do Inpev dos estados de Goiás, Tocantins e Distrito Federal, Acilamar Vilela destacou a importância da parceria com a Adapec. “Por meio desta parceria estamos ofertando ao pequeno produtor que não tem acesso a devolução por todas as condições de logísticas de devolver suas embalagens e ficar legal com a legislação e o meio ambiente. O Inpev e as associações de Silvanópolis, Pedro Afonso e Gurupi acreditam no trabalho da Adapec, e reafirmamos aqui a importância desta parceria que sempre deu muito certo, e por isso, ampliamos a cada ano, o número de municípios e de agricultores atendidos, e consequentemente de embalagens retiradas do campo,” destacou Acilamar.

O RI é um projeto consolidado no Tocantins, que vem facilitando o processo de retirada das embalagens vazias do campo, dando a destinação correta a elas e conscientizando os produtores rurais da importância desta devolução. Em 2022, foram realizadas 22 edições do projeto, e devolvidas aproximadamente 33.200 embalagens vazias de agrotóxicos devolvidas, beneficiando cerca de 600 pequenos e médios produtores rurais em todas as regiões do Tocantins.

Calendário

Divinópolis – 23/05

Pium – 24/05

Aguiarnópolis – 02/06

Tocantinópolis – 02/06

Miranorte – 06/06

Paraiso do Tocantins – 06/06

Araguatins – 13/06

Augustinópolis – 14/06

Buriti do Tocantins – 14/06

São Miguel – 15/06

Sítio Novo – 15/06

Axixá – 16/06

Dianópolis – 26/07

Itacajá – 01/09

Xambioá – 08/10

Muricilândia – 09/10

Palmas – 13/10

Araguaçu – 14/10

Pequizeiro – 19/10

Presidente Kennedy – 26/10

Ponte Alta do Tocantins – 08/11

Santa Fé – 10/11

São Valério – a definir

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais