Estado articula com ministra construção das Casas da Mulher Brasileira em Araguaína e Gurupi

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Mulher (Secmulher), participou, na terça-feira, 21, de uma reunião no Ministério das Mulheres, em Brasília/DF, com foco na discussão e planejamento da construção da Casa da Mulher Brasileira (CMB) em Araguaína e Gurupi. O encontro contou com a presença da ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, a senadora professora Dorinha e a assessora especial do Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil e coordenadora do Pronasci, Tamires Sampaio.

O encontro visou coordenar esforços e alinhar estratégias para garantir o sucesso desse importante projeto, que tem como objetivo central fortalecer o acolhimento e suporte a mulheres em situação de violência, proporcionando um ambiente seguro e recursos necessários para reconstrução de suas vidas. Durante a reunião, questões cruciais como financiamento, cronograma de execução e parcerias estratégicas foram abordadas, evidenciando o comprometimento das autoridades tocantinenses em assegurar a efetividade das Casas da Mulher Brasileira nessas duas localidades.

“É imperativo reconhecer a urgência na criação da Casa da Mulher Brasileira. Este espaço será fundamental para oferecer apoio integral, acolhimento e recursos essenciais às mulheres, fortalecendo a luta contra a violência de gênero e promovendo a igualdade no Brasil,” enfatizou a secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é um instrumento fundamental na promoção dos direitos das mulheres, reunindo em um único espaço diversos serviços especializados, tais como apoio psicossocial, assessoria jurídica, delegacia especializada, e alojamento temporário. Essa abordagem integrada visa atender de maneira abrangente e eficaz as mulheres que enfrentam diferentes formas de violência.

A expectativa é que, com a colaboração entre os níveis federal e estadual, a construção dessas Casas da Mulher Brasileira contribua significativamente para a proteção e empoderamento das mulheres tocantinenses.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais