Ação de Natal leva Papai Noel e presentes à ala pediátrica do HGP
Crianças internadas na ala pediátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP) receberam, na sexta-feira (12), a visita do Papai Noel, que distribuiu presentes e interagiu com os pacientes. A ação integra a programação da Semana de Natal no HGP e contou com o apoio da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer.
A atividade foi organizada pelo setor de Humanização do hospital e teve como objetivo amenizar os impactos emocionais da internação infantil, especialmente durante o período natalino, marcado pelo afastamento do convívio familiar.
Ao comentar a iniciativa, a responsável pelo setor de Humanização do HGP, Goiamara Borges, explicou:
“A ação contou com o apoio dos voluntários da Liga Feminina de Combate ao Câncer, a quem expressamos nossa profunda gratidão. O gesto de carinho levou alegria às crianças internadas e contribuiu significativamente para diminuir o impacto emocional da hospitalização”, disse Goiamara.
A presidente da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer, Edilene Martins, destacou que a ação também está alinhada à missão de acolhimento da entidade.
“No Natal, todo mundo fala muito sobre amor, fraternidade e cuidados. E uma das missões da Liga feminina é a acolhida. E quando nós acolhemos esse paciente em tratamento oncológico, nós acolhemos toda a família também. Fomos agraciados com uma grande quantidade de presentes infantis, como os nossos pacientes em tratamento oncológico é um número pequeno, nós achamos que seria muito válido estendermos para as crianças que estão aqui internadas. Nossa intenção é trazer essa alegria do Natal. A forma dessas crianças se alimentarem com esperança”, afirmou Edilene.
A ação também foi bem recebida pelas famílias. A mãe da pequena Yasmin, de um ano, Scarlety Larranny Carneiro, avaliou a iniciativa como positiva para o bem-estar das crianças internadas.
“Eu acho muito interessante, porque as crianças ficam muito entediadas com essa rotina hospitalar. Então, ações assim, traz vida, alegria e as crianças ficam apaixonadas com todo o projeto, com todas as pessoas, e o amor e o carinho as confortam muito, porque é uma coisa que elas precisam muito, que elas sentem saudades dos parentes, e vocês trazem essa felicidade para elas. Até nós que somos mães ficamos felizes porque trazem felicidade para os nossos pequenos e isso nos deixa encantadas com todo o projeto”, relatou Scarlety.
O empresário e ator Daniel Bezerra, que participou da visita caracterizado de Papai Noel, comentou sobre o impacto da ação entre pacientes e acompanhantes.
“Essa ação sempre é emocionante, eu tenho como privilégio poder servir, poder ajudar os outros, literalmente eu utilizo a permissão que Deus tem nos dado para estar aqui na terra, literalmente para ajudar os sem nenhum outro pensamento ou plano que não seja ver o sorriso das crianças. Foi uma honra… consegui arrancar o sorriso dela, então esse é o valor que eu vejo que tem. O riso, a alegria, o espírito de felicidade mesmo que paira quando chega Papai Noel”, afirmou Daniel.
A Semana de Natal no HGP segue com atividades voltadas à humanização do atendimento, envolvendo pacientes, familiares e equipes de saúde.
Informações: Luciana Barros/Governo do Tocantins
