Prefeita Cinthia anuncia novas soluções digitais para Palmas em Virada Tecnológica

Em setembro, Palmas sediará o Palmas Summit, I Encontro de Tecnologia e Inovação do Matopiba. Será um evento tecnológico pensado para a Amazônia Legal com intuito de reunir agentes interessados em transformação digital. Reunirá setor público, empreendedores, investidores atentos a startups e especialistas em tecnologia e inovação.  

O Palmas Summit acontecerá de 27 a 30 de setembro no Parque Cesamar e Parque do Povo, inclusive com campeonato de games e cosplay. No hotsite https://palmassummit.com.br/, os interessados podem obter mais detalhes sobre o evento.

O anúncio aconteceu na noite do último dia 22 de maio, quando a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, reuniu agentes públicos, associações e entidades ligadas ao empreendedorismo, turismo e jornalistas para anunciar pacote de iniciativas de inovação tecnológica no evento Virada Tecnológica, no Comics Pub, em Palmas.

Anúncio no meio do texto

Virada Tecnológica

Palmas está em busca de certificações e inovações que beneficiem o cidadão, anunciou a presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Município de Palmas (Agtec), Yrene Nakamura, na abertura da Virada Tecnológica.

“Com a transformação digital é possível alcançar benefícios como redução de custos, aumento da eficiência, decisões baseadas em dados e relações digitais confiáveis, simplificando a vida do cidadão”. 

Uma das novidades é o carro inteligente de mapeamento de serviços urbanos. O veículo dotado de uma câmera com campo de visão de 120° fará mapeamento uma vez ao mês de problemas urbanos para montagem de mapeamento com georreferenciamento de pontos com lixo nas calçadas, mato alto, buracos e rachaduras no asfalto, entre outros. A empresa Mapzer é a gestora do veículo. Já foram realizados testes e o carro inicia sua operação nos próximos dias.

Balcão digital

Um dos principais anúncios foi o lançamento do Portal do Cidadão, plataforma gerida pela Prefeitura de Palmas e integrada ao sistema e-Gov. O portal https://cidadao.palmas.to.gov.br/ funciona como um balcão virtual com mais de 300 serviços mapeados para conversão em que o palmense pode solicitar online e acompanhar processos, como emissão de alvará, por exemplo. 

“Estamos hoje oficializando uma virada tecnológica, que vai tornar Palmas uma cidade inteligente, tecnológica e que não abre mão da inovação principalmente dentro de seus serviços públicos. Vamos otimizar o tempo de resposta dos nossos serviços que é o que o cidadão mais busca”, afirmou a prefeita Cinthia.
 
Os serviços da Casa do Empreendedor são os primeiros já disponíveis no portal. Nas próximas semanas, outros serviços municipais serão inseridos. A plataforma foi desenvolvida pela Agtec em parceria com a empresa Ikhon. “A transformação do processo físico para o digital será progressiva e gradual com a mudança de cultura da população”, ressaltou o CEO da Ikhon, Fabiano Carvalho. 

Tecnologia 5G

Outro anúncio feito na ocasião trata do encaminhamento à Câmara de Vereadores do Projeto de Lei Complementar nº 3/2023 que trata sobre procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações. Tal infraestrutura viabiliza a implantação da quinta geração de redes de comunicações móveis, a tecnologia 5G.

Inovação e smart city

A noite foi encerrada com palestra da futurista e escritora de best-sellers Martha Gabriel, que explanou conceitos importantes sobre cidades inteligentes, soluções tecnológicas e inovações. Martha trouxe cases, como Barcelona que já iniciou sua transformação em cidade inteligente há 10 anos, e conceitos atuais para inspirar gestores e empreendedores da platéia a repensar no presente soluções que venham a impactar o futuro das cidades.

“A pandemia acelerou digitalizações, mas é a inovação o ponto importante. Porque ela é a disciplina que soluciona problemas novos”, enfatizou.

O gerente de Desenvolvimento de Cooperativas da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no Tocantins, Eduardo Pessoa, assistiu a todos os anúncios e se mostrou empolgado com as novidades. “O que a gente tem mais expectativa é com o Palmas Summit, que deve trazer várias contribuições. O cooperativismo pode participar ativamente disso. É algo que a gente tem buscado trabalhar, o que a gente faz no presente pensando no futuro. Casou com o que a Martha Gabriel falou. É essencial para a sobrevivência do cooperativismo e, principalmente, para o desenvolvimento porque temos muito a percorrer”,  disse.

Virada Tecnológica abordou transformação digital da cidade e digitalização de serviços. Foto: Edu Fortes
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais