Em meio a aumento de contratações temporárias, Tocantins registou mais de 700 vagas de emprego no final do ano

O Tocantins registrou mais de 700 vagas de emprego disponíveis neste mês de dezembro, em meio a uma alta nacional de 7,5% nas contratações temporárias de fim de ano. Segundo dados da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), foram 234 vagas em Palmas, 109 em Araguaína e 103 em Luzimangues, entre outras cidades.

Os setores com mais oportunidades são Comércio e Varejo, Construção Civil e Atendimento ao Público. As vagas estão disponíveis para consulta e inscrição nos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Palmas, Taquaralto, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis e Paraíso do Tocantins.

Clique aqui para acessar o último levantamento realizado.

Anúncio no meio do texto

Nacionalmente, a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) estima cerca de 535 mil contratos temporários entre outubro e dezembro de 2025. O setor industrial lidera as contratações, com 50% do total, seguido por Serviços (30%) e Comércio (20%).

Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), quase metade das empresas (47%) desses segmentos tendem a reforçar equipes para a demanda extra do fim de ano. Outros 22% devem repor vagas por rotatividade e 20% buscam melhorar a qualidade do serviço.

O levantamento indica que as contratações temporárias devem ter uma duração média de 2,5 meses (2,9 meses nas capitais), e 47% das companhias planejam efetivar profissionais após o período.

A Setas informou que seu sistema de vagas não possui filtragem específica para contratações temporárias, por isso enviou um levantamento geral. Os interessados devem procurar o posto do Sine mais próximo, fazer ou atualizar o cadastro e consultar as oportunidades disponíveis. A secretaria recomenda acompanhar as atualizações em suas redes oficiais.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais