Dia D de Multivacinação imuniza quase 6 mil crianças e adolescentes no Tocantins

O Dia D de Multivacinação, realizado pelo Governo do Tocantins no último sábado (18), imunizou 5.973 crianças e adolescentes menores de 15 anos em todo o estado, segundo balanço parcial da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO). A ação contou com a participação de 135 municípios e teve como foco a atualização da caderneta de vacinação conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

A mobilização estadual integrou a campanha nacional de multivacinação e também marcou o Dia Nacional da Vacina, celebrado em 17 de outubro. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal e prevenir doenças imunopreveníveis, como sarampo, poliomielite e HPV.

O secretário de Estado da Saúde, Vânio Rodrigues, agradeceu o empenho das equipes municipais e das famílias que participaram. “Agradecemos aos 135 municípios que atenderam o chamado e abriram as salas de vacinação. Da mesma forma, agradecemos aos pais, mães e responsáveis legais, que levaram filhos e filhas para este ato tão importante para combater as doenças evitáveis. Juntos construímos um Sistema Único cada dia melhor!”, afirmou.

Anúncio no meio do texto

O estudante Davi Oliveira, de 15 anos, vacinado na Unidade de Saúde da Família Valéria Martins Pereira, em Palmas, disse que “tomar vacina não é tão doloroso quanto parece e é uma coisa que temos que fazer para ficarmos bem de saúde. É um ato muito importante”.

Campanha segue até 31 de outubro

A campanha de multivacinação, iniciada em 6 de outubro, segue até 31 de outubro com 333 salas de vacinação abertas em unidades públicas e privadas do estado. Entre os imunizantes disponíveis estão vacinas contra febre amarela, sarampo, HPV e poliomielite.

A enfermeira da Gerência de Imunização da SES-TO, Andressa Castro, reforçou a importância da adesão: “Vacinar é cuidado e responsabilidade com a nossa saúde e com a saúde de toda a comunidade. A multivacinação é uma grande oportunidade para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes, protegendo contra diversas doenças que podem ser graves e até fatais”.

A gerente de Imunização da SES-TO, Marli Jerônimo, destacou que a vacinação é uma das estratégias mais eficazes para prevenir doenças e salvar vidas. “A vacinação é uma das principais medidas mais eficazes para prevenir doenças infecciosas e proteger a população. É também uma medida fundamental para proteger a saúde pública e evitar mortes imunopreveníveis, por isso é muito importante se vacinar”, afirmou.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais