Com premiação dos vencedores, Cinetoca fecha segunda edição em Palmas

A segunda edição do Cinetoca – O Grande Prêmio do Cinema Tocantinense chegou ao fim na última sexta-feira (26), em clima de celebração no CineSesc Palmas. Após três dias de programação, que incluíram exibições, debates e encontros entre realizadores, o festival anunciou os vencedores do Troféu Ritxoko, símbolo da premiação inspirado na tradição Karajá.

Além da entrega dos prêmios, a noite também foi marcada por um momento de emoção: o jornalista, escritor e compositor Tião Pinheiro recebeu homenagem especial pela sua contribuição à cultura tocantinense. Reconhecido como uma das vozes mais importantes da crônica regional, Tião foi aplaudido de pé pelo público ao subir ao palco.

Destaques da premiação

Anúncio no meio do texto

Entre os premiados, o documentário Navegando entre Caixas Pretas, dirigido por Gustavo Henrique, se destacou ao conquistar duas categorias técnicas: Melhor Som e Trilha Sonora, com Heitor Martins Oliveira e Frederico Garibalde, e Melhor Montagem, assinada por André Araújo.

O documentário Trilhas da História, Estrada dos Tropeiros Canela Taquarussu do Porto, de Andréa Lopes e Cristiano Viana, também brilhou, conquistando o prêmio de Melhor Roteiro (Cristiano Viana) e o de Melhor Documentário da Mostra Tocantinense. A obra foi elogiada pelo resgate histórico e pela valorização da memória cultural da região.

Na categoria Melhor Direção, o reconhecimento foi para Jorge Cardoso, pelo filme Grades, Caminho para a Liberdade, cuja narrativa impactante emocionou o público e os jurados.

Na Mostra Nacional, o grande vencedor foi Kabuki, dirigido por Tiago Minamisawa, que levou o troféu de Melhor Filme. Já o público escolheu como favorito O Cavaleiro das Ruas, de Alexandre Reis, vencedor do júri popular.

Entre as produções tocantinenses de ficção, o destaque ficou com Maria Isabel, de Kaká Nogueira, eleito Melhor Filme de Ficção da Mostra Tocantinense.

Lista completa de vencedores

  • Homenageado: Tião Pinheiro
  • Melhor Som e Trilha Sonora – Navegando entre Caixas Pretas (Dir. Gustavo Henrique). Premiados: Heitor Martins Oliveira e Frederico Garibalde
  • Melhor Roteiro – Trilhas da História, Estrada dos Tropeiros Canela Taquarussu do Porto (Dir. Andréa Lopes e Cristiano Viana). Premiado: Cristiano Viana
  • Melhor Montagem – Navegando entre Caixas Pretas (Dir. Gustavo Henrique). Premiado: André Araújo
  • Melhor Direção – Grades, Caminho para a Liberdade. Dir. Jorge Cardoso
  • Melhor Filme da Mostra Nacional – Kabuki. Dir. Tiago Minamisawa
  • Melhor Filme do Júri Popular – O Cavaleiro das Ruas. Dir. Alexandre Reis
  • Melhor Documentário da Mostra Tocantinense – Trilhas da História, Estrada dos Tropeiros Canela Taquarussu do Porto. Dir. Andréa Lopes e Cristiano Viana
  • Melhor Ficção da Mostra Tocantinense – Maria Isabel. Dir. Kaká Nogueira
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais