Escritor Edilez Brito lança livro de contos “Pequi 100 caroço”
O escritor Edilez Brito lança nesta quinta-feira (28), às 19h, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, o livro de contos “Pequi 100 caroço”. O evento será realizado no Núcleo Integrado de Leitura e Artes (NILA) e terá entrada gratuita. A obra foi contemplada pela Política Nacional Aldir Blanc – PNAB / Palmas – TO Edital n° 016/2024/FMC/FCP – Culturas e Linguagens: Plano Diretor.
Sobre o livro
“Pequi 100 caroço” resulta da pesquisa e reflexão da dissertação de mestrado do autor pelo PPGLetras-UFT, sob orientação da professora doutora Roseli Bodnar. O prefácio é assinado pela doutoranda Lita Maria, autora do romance Sobre Dora e dores, que terá adaptação para o cinema pela produtora Cenaberta.

Na obra, Edilez aborda o cotidiano sertanejo, explorando oralidade, comicidade e reflexões morais, além de registrar vivências relacionadas à sua experiência como policial. Entre os destaques estão contos como “O sertanejo e o seu primeiro voo”, que narra a viagem de Mestre Beicinho e sua esposa a Londres, e “Mensagens de Ana”, que mistura universos sertanejos e modernos.
Programação cultural
O lançamento contará ainda com a participação do cantor e compositor Relmivam Milhomem, que apresentará canções autorais, músicas de artistas regionais e clássicos da MPB, criando um diálogo artístico entre literatura e música.
Sobre o autor
Edilez Brito é mestre em Literatura pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), bacharel em Direito, tecnólogo em Segurança Pública e policial rodoviário federal aposentado. Atua na literatura desde 2022, com participação em antologias nacionais, coletâneas e prêmios literários, entre eles o Prêmio Off Flip 2025. É autor do livro de crônicas Casos & causos que a PRF não conta (2023).