Ruraltins e UFT divulgam Informativo sobre consumo de pescado na região de Gurupi

Com a proposta de gerar conhecimento para subsidiar decisões voltadas para políticas públicas no setor da pesca e aquicultura no estado, a engenheira de pesca Valéria Maria Silva, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado (Ruraltins) e pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins, (UFT) Campus Gurupi, produziram o Informativo nº 1, 2023, sobre o consumo de pescado na região de Gurupi Tocantins.

O objetivo é identificar a demanda local de produtos de pescado, seu valor de mercado, origem e os produtos mais demandados, com a finalidade de apresentar informações sobre o consumo de pescado no município de Gurupi, região polo do Sul do Tocantins.

De acordo com a servidora, “este primeiro boletim informativo é um trabalho piloto, fruto de uma parceria entre o Ruraltins e a UFT/Campus Gurupi, a intenção é divulgar anualmente os resultados que serão levantados semestralmente,” afirmou Valéria.

Anúncio no meio do texto

Censo da piscicultura

De acordo com o último censo realizado em 2018 pelo RURALTINS, a atividade de Piscicultura está presente em quase todo o estado do Tocantins, sendo executada em vários municípios que compõem a região sul do estado, tendo como cidade polo o município de Gurupi.

Depois do Tocantins, a principal origem do pescado comercializado em Gurupi vem do estado de Goiás que contribuiu com 18% do total levantado, seguido do Distrito Federal e Paraná, com 5% e 1%. O preço médio de comercialização dos peixes redondos, grupo mais comercializado e correspondeu a R$ 21,00. Em ordem de valor crescente vieram o surubim inteiro eviscerado, o filé de pirarucu e a tilápia.

Mais informações você confere no artigo publicado pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).

Link: https://www.to.gov.br/ruraltins/piscicultura/312j04w6b1qx 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais