Escolas de Palmas trabalham conceito de inclusão no dia da pessoa com síndrome de down

Nesta terça-feira, 21, data em que é celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down, unidades de ensino da rede municipal da Capital realizaram várias atividades de conscientização com a comunidade escolar. As ações trouxeram visibilidade para as crianças com síndrome de Down, com a abordagem sobre a inclusão e a autonomia que as crianças têm para escolherem o que querem ser e fazer.

Na Escola Municipal Professora Sávia Fernandes Jácome, situada no setor Bela Vista, a estratégia usada para trabalhar a data foi envolver os alunos em atividades interativas, com produção de informações sobre o tema. Na programação teve oficina de estimulação sensorial, criação de cartazes e mensagens, pintura artística, apresentação de vídeo, bate-papo com as educadoras que atendem na sala de recursos e exposição de trabalhos confeccionados pelos alunos e professores no pátio da escola. 

A diretora da unidade, Léia Rezende Peres, ressalta a importância da data para o contexto pedagógico, visto que por meio das atividades, as crianças podem refletir sobre o tema. “Hoje foi mais um dia especial na nossa escola. Tivemos o depoimento do aluno Davi Marcelo e de sua professora Amanda Leal sobre como é para ele estar na escola. Ações como essa abrem espaços para que possamos conversar com as crianças sobre o exercício de acolher e cuidar do colega ao lado”, avaliou a diretora. 

Anúncio no meio do texto

Em Palmas, a rede pública oferece atendimento a pessoas com síndrome de Down, desde o nascimento até a vida adulta, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), das Unidades de Ensino e outros serviços públicos. Os serviços são voltados ao acolhimento, desenvolvimento e ao conhecimento com foco na promoção da saúde e da qualidade de vida.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais