Divinópolis tem disputa acirrada com 46% para Hélio Silvestre e 43% para Flavão, indica pesquisa Jornal Primeira Página/Vópe

Na cidade de Divinópolis do Tocantins, o cenário está bastante competitivo na disputa pelo comando da prefeitura do município. É o que indica a pesquisa de intenção de voto realizada pelo Jornal Primeira Página e seu Instituto Vópe – Voz e Pesquisa Tocantins, de Palmas, que mostra um quadro acirrado.  

De acordo com os dados coletados com os eleitores de Divinópolis, entre os dias 20 a 23 de setembro de 2024, Hélio Silvestre (Progressistas), lidera a pesquisa estimulada com 46% das intenções de voto. Flavão (União Brasil), surge logo atrás com 43%.

O levantamento mostra ainda que 8% dos eleitores estão indecisos, enquanto 3% indicaram que pretendem votar em branco ou anular o voto.  A margem de erro da pesquisa é de 4,7% para mais ou para menos.

Anúncio no meio do texto

O número do registro no Tribunal Superior Eleitoral – TSE/TRE/TO é TO-09831/2024. A pesquisa entrevistou 400 eleitores no município e possui intervalo de confiança de 95%.

Flavão tem a maior rejeição

No resultado dos números apurados quanto à rejeição aos candidatos, momento em que o eleitor entrevistado responde à pergunta sobre em qual dos dois nomes ele não votaria de forma alguma, Flavão (União Brasil) aparece com 34% de rejeição.

A rejeição ao Hélio Silvestre (Progressistas) é de 25%. Afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos 32% dos entrevistados, ao ponto que 4% optaram por branco ou nulo, e 5% preferiram não responder.

O número do registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral – TSE/TRE/TO é TO-09831/2024. Foram entrevistados 400 eleitores no município entre os dias 20 a 23 de setembro de 2024. A margem de erro de 4,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Metodologia utilizada

O Jornal Primeira Página e o instituto de propriedade do veículo, o Voz e Pesquisa Tocantins – Vópe, de Palmas, realizaram pesquisa quantitativa de intenção de voto para a prefeitura de Divinópolis do Tocantins, na modalidade estimulada.

O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral – TSE/TRE/TO tem o número  TO-09831/2024. A coleta junto aos eleitores ocorreu entre os 20 a 23 de setembro de 2024.

Foram entrevistados 400 eleitores, tendo a pesquisa margem de erro de 4,7% para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O Estatístico responsável é João Soares de Araújo Neto, com registro no Conselho Regional de Estatística – CONRE 6892 2ª Região.

As entrevistas com os eleitores foram realizadas de forma direta baseada em questionário estruturado, sendo utilizado o desenho amostral, partindo da Metodologia de AAS (Amostragem Aleatória Simples), tendo por objetivo o dimensionamento máximo da amostra, para redução de erros e a consequente obtenção de uma amostra significativa em relação à população componente do universo pesquisado. Apresentando resultados confiáveis e representativos do fenômeno objeto da Pesquisa.

Foram utilizados como base de referência para o dimensionamento da amostra, as informações do cadastro de eleitores do TRE/TO, tendo como referência, o mês de agosto de 2024, e o Censo Populacional de 2022 do IBGE, para identificação das seguintes variáveis, além do critério geográfico: Número de eleitores, por sexo, faixa etária, grau de instrução, e a renda familiar da população (sendo a renda familiar retirada do Censo 2010 do IBGE).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais