Vicentinho Júnior defende fim do FET durante abertura nacional da colheita de soja no Tocantins

Ao participar da Abertura Nacional da Colheita de Soja 2026, realizada nesta sexta-feira (30), em Porto Nacional, o pré-candidato ao governo do Tocantins, Vicentinho Júnior, defendeu publicamente o fim da cobrança do Fundo Estadual de Transporte (FET) no estado. O evento ocorreu na Fazenda Alto da Serra, do Grupo Wink, e contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa, que acompanhou a programação na plateia.

Durante o pronunciamento, Vicentinho Júnior reconheceu ações do governo estadual voltadas à recuperação da malha viária, mas afirmou que os produtores rurais não deveriam arcar com os custos de manutenção das estradas por meio do FET.

“Senhor governador, parabenizo pela recuperação e melhorias nas estradas do Estado, mas digo: Está na hora de acabar com o FET. Não podemos colocar essa carga tão pesada nas costas do produtor”, comentou.

Anúncio no meio do texto

A cobrança do fundo é alvo de questionamentos judiciais por entidades ligadas ao setor agropecuário. No discurso, o parlamentar também apontou a necessidade de redução da burocracia e maior uso da tecnologia como instrumento de apoio à atividade rural, citando processos ambientais e o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

“A desburocratização é fundamental. Falo de processos em geral, do Naturatins, por meio do CAR [Cadastro Ambiental Rural], principalmente”, disse.

Segundo Vicentinho Júnior, o uso de tecnologias no campo deveria priorizar a regularização e a facilitação da atividade produtiva, e não apenas ações de fiscalização.

“A tecnologia que fiscaliza e pune o produtor tem que ser usada para regularizar e facilitar a vida das mulheres e homens do campo”, complementou.

O pré-candidato também destacou o peso do agronegócio na economia tocantinense, mencionando desafios enfrentados pelo setor, como juros elevados, inadimplência e a necessidade de segurança jurídica para os produtores. Para ele, o Estado deve atuar de forma mais próxima do setor produtivo.

O parlamentar afirmou ainda que o Tocantins exportou mais de 3 bilhões de dólares, o equivalente a cerca de 16 bilhões de reais, valor que, segundo ele, resulta do trabalho dos produtores e trabalhadores rurais.

“Estado exportou mais de 3 bilhões de dólares, ou seja, mais de 16 bilhões de reais. É fruto do suor e trabalho dos produtores e trabalhadores do campo. É dinheiro que vem de fora para dentro do Estado, que gera emprego e melhora a vida da nossa gente do campo e da cidade também”, concluiu.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais