Colheita da soja inicia nas principais regiões do Tocantins

A colheita da soja, principal grão ativo econômico do Tocantins, tem início nas principais regiões de produção do grão no Estado.

A região que compreende o município de Pedro Afonso está com aproximadamente 9% de área colhida. Já a região de Paraíso do Tocantins, no centro do Estado, encontra-se com cerca de 8%, conforme dados levantados pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro).

No entanto, nesta mesma época da safra anterior, a colheita já estava com cerca de 40% da área plantada, uma vez que boa parte dos produtores conseguiu antecipar os plantios. As empresas agrícolas relatam que, este ano, o atraso se dá por conta do plantio tardio em função das condições climáticas causadas pelo fenômeno El Niño.

Milho 

O 4° levantamento de safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta para a redução da área de milho superior a 10%. Com isso, pela primeira vez nas últimas seis safras, o Tocantins não terá ampliação da área plantada do cereal.

Em contrapartida, a área de sorgo e gergelim deve ter crescimento expressivo com grande destaque para o gergelim. Ainda de acordo com empresas do ramo, a área semeada com a cultura deve ser mais do que dobrada no estado na safra 2023/2024.

A safra anterior alcançou significativo crescimento, saltando de 31 mil hectares na safra 2021/2022 para mais de 50 mil hectares na safra 2022/2023, ampliando em mais de 60% a área semeada com gergelim.

O engenheiro agrônomo da Seagro, Thadeu Teixeira Júnior, recomenda que nos próximos dias os produtores e técnicos devem ficar atentos às condições climáticas para continuidade da colheita. “Para auxiliar os profissionais da área, a Secretaria da Agricultura disponibiliza o aplicativo Info-Tempo. Lá, é possível verificar as condições climáticas, a umidade no solo, o manejo fitossanitário, entre outras informações, auxiliando na tomada da decisão mais assertiva, tanto para colheita quanto para plantio da segunda safra”, informou o engenheiro agrônomo.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais