Vereadora MaryCats da Causa Animal propõe Programa de Saúde Mental para Protetores de Animais

A proposta também prevê a possibilidade de parcerias com universidades, conselhos regionais e outras instituições para ampliar o atendimento, inclusive com a participação de estagiários supervisionados.

A vereadora MaryCats da Causa Animal protocolou  o projeto de lei, que cria o Programa Municipal “Bem-Estar Protetores de Animais”, voltado à saúde mental e emocional dos protetores independentes e representantes de ONGs cadastrados na Secretaria de Proteção e Bem-Estar Animal (SEBEM), em Palmas.

O projeto, que tramita na Câmara Municipal, tem como objetivo oferecer acompanhamento psicológico gratuito, realizado por profissionais da rede pública de saúde, como os que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). A proposta também prevê a possibilidade de parcerias com universidades, conselhos regionais e outras instituições para ampliar o atendimento, inclusive com a participação de estagiários supervisionados.

A justificativa do projeto ressalta ainda que o adoecimento emocional de quem atua na linha de frente da proteção animal tem se tornado cada vez mais comum, com sintomas como estresse crônico, depressão, síndrome de burnout, distúrbios do sono e sensação de solidão.

“Essas pessoas atuam diariamente no resgate, cuidado e reabilitação de animais vítimas de abandono e maus-tratos. Essa realidade, somada à escassez de recursos e à falta de apoio institucional, tem gerado um cenário preocupante para a saúde mental desses cidadãos”, destacou a vereadora.

 

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais