Vereador Folha propõe lei que garante intérprete de Libras em agências bancárias de Palmas

Com o intuito de contribuir para a promoção da inclusão social das pessoas surdas, o vereador Folha (PSDB), presidente da Câmara Municipal de Palmas (CMP), propôs o Projeto de Lei n° 185/2023, que visa assegurar a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante os horários de atendimento ao público em todas as agências bancárias do município de Palmas.

O objetivo do projeto é garantir que os surdos tenham acesso igualitário aos serviços bancários, possibilitando uma comunicação efetiva e eficiente com os funcionários, promovendo assim a inclusão e a acessibilidade plena desses cidadãos.

De acordo com o vereador Folha, a principal dificuldade enfrentada pelos surdos é justamente a comunicação.

“Precisamos conscientizar cada vez mais os órgãos competentes em proporcionar esse acesso à comunicação aos que necessitam. Nós queremos trazer um mecanismo de apoio, inclusão e proteção ao deficiente auditivo, que tem sido prejudicado e vem sendo impedido do pleno exercício de seus direitos”, ressaltou Folha.

Conforme o projeto, o intérprete deverá atender a todas as pessoas com deficiência auditiva que necessitem de interpretação em Libras. Além disso, o profissional deverá estar posicionado em um local de fácil acesso e devidamente sinalizado, a fim de facilitar a sua identificação e garantir que aqueles que precisam do serviço possam encontrá-lo com facilidade.

O Projeto de Lei n° 185/2023 foi apresentado ao Plenário da Casa de Leis no dia 9 de maio e atualmente tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais