Unitins convoca aprovados no Processo Seletivo Complementar para matrículas
Prazo para solicitação de matrícula on-line vai até a próxima sexta-feira, 21.
A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) publicou, nesta terça-feira, 18, a convocação para a matrícula dos aprovados na primeira chamada do Processo Seletivo Complementar 2025/1 para cursos presenciais nos câmpus de Araguatins, Dianópolis, Palmas e Paraíso do Tocantins. O prazo para solicitação de matrícula on-line começa nesta terça-feira,18, e segue até a próxima sexta-feira, 21. Confira aqui a convocação para matrículas.
Os convocados na primeira chamada devem seguir as orientações do edital e solicitar a matrícula por meio da plataforma I-Protocolo. Todas as informações, incluindo o link de acesso ao sistema, estão disponíveis na página do edital no portal da Unitins.
De acordo com o edital, podem se matricular os candidatos que apresentarem certificado ou declaração que comprove a conclusão do ensino médio. Além disso, os aprovados nas vagas destinadas a pessoas com deficiência devem enviar, no ato da matrícula, um relatório médico com parecer descritivo elaborado por profissional ou equipe médica, contendo obrigatoriamente o código da deficiência. Já os candidatos aprovados nas vagas para autodeclarados pretos e pardos devem apresentar, no ato da matrícula, uma autodeclaração conforme modelo disponível no edital. Para os aprovados nas vagas destinadas a indígenas, é necessária a apresentação do Registro Administrativo de Nascimento de Indígenas (RANI) ou da Declaração de Pertencimento Étnico.
O candidato selecionado que não efetuar a solicitação de matrícula dentro do prazo estabelecido ou não apresentar a documentação exigida perderá o direito à vaga.
Processo Seletivo Complementar 2025/1
O Processo Seletivo Complementar 2025/1 da Unitins ofertou 120 vagas para cursos presenciais. Desse total, 50% foram reservadas para egressos da rede pública de ensino médio, conforme prevê a legislação estadual. Esse grupo inclui candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência (PcD) que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. As demais 50% das vagas foram destinadas à ampla concorrência.
As provas tiveram duração de três horas e contaram com 30 questões de múltipla escolha, abrangendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais. Os exames foram aplicados nas cidades onde estão localizados os câmpus da Unitins que ofertaram vagas.