UFT terá sua primeira turma de residência multiprofissional em saúde em 2026
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) teve aprovado o seu primeiro Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. O credenciamento da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu/UFT) e a aprovação do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar – Neurologia ocorreram na plenária da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (Cnrms), do Ministério da Educação (MEC), em 17 de dezembro de 2025.
O programa terá duração de dois anos e ofertará, na primeira turma, um total de dez vagas. As vagas serão distribuídas igualmente entre as áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia, com duas vagas para cada profissão. As atividades serão desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins, tendo como campo de prática o Hospital Geral de Palmas (HGP), referência na atenção hospitalar no estado.
A reitora da UFT, Maria Santana, classificou a aprovação como um passo histórico. “A aprovação do nosso primeiro Programa de Residência Multiprofissional em Saúde é um passo histórico para a UFT e para a formação em saúde no Tocantins. Este resultado reafirma o compromisso da Universidade com a qualificação profissional de excelência, ampliando nossa contribuição direta para a melhoria da atenção hospitalar no estado”, afirmou.
A coordenadora da Coremu/UFT, professora Araída Dias Pereira, destacou que a residência multiprofissional é considerada o padrão-ouro na formação em saúde. “A Residência Multiprofissional em Saúde configura-se como o padrão-ouro na formação e qualificação de profissionais da área da saúde, ao proporcionar o desenvolvimento de competências técnicas, éticas e humanísticas indispensáveis ao exercício profissional de excelência”, disse.
Segundo a coordenadora, a previsão institucional é de que o edital de seleção seja publicado em janeiro de 2026, com início das atividades da primeira turma programado para março do mesmo ano. A universidade dispõe de até dois anos, após o credenciamento, para iniciar a primeira turma.
Informações: Virgínia Magrin/Sucom UFT
