Tocantins tem saldo positivo de empregos

Com um saldo positivo de 1.053 novos postos de empregos gerados em janeiro de 2023, o Tocantins se tornou o estado da Região Norte que mais gerou empregos neste período, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira,9.

Segundo o Caged, o Tocantins registrou em janeiro deste ano 9.710 admissões e 8.657 desligamentos. Para o governador Wanderlei Barbosa, os números são resultado de um conjunto de políticas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Tocantins. “Os incentivos fiscais atraem novas empresas para o Estado e ajudam as já instaladas a crescerem. Combinado a isso, o Governo, por meio da Setas e o Sine, tem apoiado o trabalhador e o empresário garantindo oportunidades para nossa população”, afirmou.

Ao comparar os saldos de geração de emprego entre os estados da Região Norte do país, o Tocantins fica em primeiro lugar, seguido por Roraima (saldo de 966), Amazonas (436) e Amapá (67). Já no ranking nacional, o Tocantins está em 11º lugar, sendo os estados de São Paulo (18.6630), Santa Catarina (15.727) e Mato Grosso (13.715) os melhores ranqueados.

Segundo o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, o emprego é a maior garantia de desenvolvimento social para o cidadão. “Nosso trabalho, por meio do Sine, tem sido garantir orientação e capacitação profissional aos tocantinenses, além de tentar diminuir as distâncias entre quem busca um emprego e quem quer empregar. Esse esforço tem sido premiado com bons resultados”, avaliou.

Setores da economia que mais empregaram

Ao relacionar os dados de janeiro de 2023 com o de dezembro de 2022, o crescimento na geração de empregos foi de 141%, no Estado. O Transporte, Armazenagem e Correio foi o setor da economia que mais admitiu, com saldo de 258 postos abertos; seguido por Agricultura, Pecuária, Produção Florestal e Pesca com saldo de 205 postos; e Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas, com 192 postos.

A cidade de Araguaína foi a que mais gerou empregos no Estado, com saldo de 132 novos postos. Na sequência aparece Almas, com 130 postos; e Porto Nacional, com 108.

Sobre o Caged

O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais