Casa da mulher brasileira será construída em Palmas com investimento de R$ 5,5 mi

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, assinou o contrato com a empresa licitada para a construção da unidade de Palmas da Casa da Mulher Brasileira (CMB), uma ação que compõe o Programa Mulher Segura e Protegida, no âmbito do Ministério das Mulheres. A assinatura do contrato fez parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher. O ato contou com a presença de todas as secretárias mulheres da gestão municipal. O documento também foi assinado pela secretária de Desenvolvimento Social, Adriana Aguiar, responsável pela execução do contrato e a empresa Rodes Engenharia, vencedora da licitação.

A formalização do contrato para a construção da Casa da Mulher Brasileira em Palmas se deu no mesmo dia em que o Governo Federal anunciou a ampliação do programa em todo o País, também como parte das celebrações do 8 de Março. A unidade da Capital será uma das 40 novas implantações e deve contribuir para oferecer melhores condições de cidadania e segurança para as mulheres palmenses.

Na ocasião, a prefeita Cinthia Ribeiro lembrou que a assinatura coincide com uma data importante e marca as conquistas femininas no Município. “Esta casa é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Estou muito orgulhosa de dar este importante passo no Dia Internacional da Mulher. Garantir direitos e transformar a vida das mulheres por meio de políticas públicas efetivas é a melhor forma de presenteá-las”, comemorou a prefeita Cinthia.

A CMB faz parte do Programa Mulher Segura e Protegida e tem como objetivo ampliar e integrar os serviços públicos voltados às mulheres em situação de violência. O orçamento para a construção da Casa em Palmas é da ordem de R$ 5,5 milhões, recursos oriundos do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos a época, com indicação da então deputada federal Professora Dorinha, hoje senadora. O espaço contará com serviços especializados da rede de proteção à mulher. No espaço, serão oferecidos serviços especializados da rede de proteção à mulher, como apoio psicossocial; delegacia; Juizado Especializado em Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres; Defensoria Pública; alojamento de passagem e brinquedoteca, dentre outros.

Na solenidade de assinatura do contrato, a secretária Adriana Aguiar afirmou que, após concluída, a unidade da Capital será um instrumento de grande importância para a cidade. Ela informou ainda que mais que uma estrutura física, a Casa está sendo planejada para integrar e oferecer diversos serviços às mulheres palmenses, através de várias instituições parceiras do Município.

“Serão políticas públicas voltadas para nós, mulheres, e a CMB vai ajudar a garantir nosso bem estar, direitos e segurança. Estou mais feliz ainda porque nossa unidade será vinculada ao Município, enquanto na maioria dos outros estados a CMB é mantida pelos governos estaduais”, disse Adriana, lembrando que Palmas é uma Capital gerida por uma mulher: “Por isso estou muito contente de fazer parte desse momento histórico de nossa cidade.”

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais