Tocantins tem saldo positivo de empregos
Com um saldo positivo de 1.053 novos postos de empregos gerados em janeiro de 2023, o Tocantins se tornou o estado da Região Norte que mais gerou empregos neste período, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira,9.
Segundo o Caged, o Tocantins registrou em janeiro deste ano 9.710 admissões e 8.657 desligamentos. Para o governador Wanderlei Barbosa, os números são resultado de um conjunto de políticas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Tocantins. “Os incentivos fiscais atraem novas empresas para o Estado e ajudam as já instaladas a crescerem. Combinado a isso, o Governo, por meio da Setas e o Sine, tem apoiado o trabalhador e o empresário garantindo oportunidades para nossa população”, afirmou.
Ao comparar os saldos de geração de emprego entre os estados da Região Norte do país, o Tocantins fica em primeiro lugar, seguido por Roraima (saldo de 966), Amazonas (436) e Amapá (67). Já no ranking nacional, o Tocantins está em 11º lugar, sendo os estados de São Paulo (18.6630), Santa Catarina (15.727) e Mato Grosso (13.715) os melhores ranqueados.
Segundo o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jonis Calaça, o emprego é a maior garantia de desenvolvimento social para o cidadão. “Nosso trabalho, por meio do Sine, tem sido garantir orientação e capacitação profissional aos tocantinenses, além de tentar diminuir as distâncias entre quem busca um emprego e quem quer empregar. Esse esforço tem sido premiado com bons resultados”, avaliou.
Setores da economia que mais empregaram
Ao relacionar os dados de janeiro de 2023 com o de dezembro de 2022, o crescimento na geração de empregos foi de 141%, no Estado. O Transporte, Armazenagem e Correio foi o setor da economia que mais admitiu, com saldo de 258 postos abertos; seguido por Agricultura, Pecuária, Produção Florestal e Pesca com saldo de 205 postos; e Comércio, Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas, com 192 postos.
A cidade de Araguaína foi a que mais gerou empregos no Estado, com saldo de 132 novos postos. Na sequência aparece Almas, com 130 postos; e Porto Nacional, com 108.
Sobre o Caged
O Caged é um registro administrativo da Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais.