Tocantins realizará primeira edição da Copa Estadual Quilombola de Futebol

Campeões garantem vaga na Copa Nacional Quilombola, que acontece em dezembro no Rio de Janeiro.

Neste sábado, 16, o Tocantins sediará a I Copa Estadual Quilombola de Futebol, evento que busca promover a integração das comunidades quilombolas por meio do intercâmbio cultural, incentivando a prática esportiva e a valorização da cultura e identidade quilombola. As competições terão início às 7h30, na Escolinha de Futebol Nilton Santos, em Palmas. Participam dos jogos times femininos e masculinos das comunidades quilombolas de diversas regiões do estado.

Os campeões da etapa estadual representarão o Tocantins na I Copa Nacional Quilombola, prevista para dezembro no Rio de Janeiro. No Tocantins, a competição tem o apoio da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas (COEQTO), da Secretaria dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais (Sepot) e da Secretaria do Esporte e Juventude (SEJU).

Anúncio no meio do texto

Para Jakson Cursino, coordenador da COEQTO, a realização da Copa Quilombola é uma conquista que valoriza as comunidades quilombolas e promove a união. “A Copa estimula o diálogo e a convivência entre as comunidades participantes, valorizando suas tradições culturais e esportivas. O evento traz os jovens para trabalharem coletivamente, algo essencial dentro e fora de campo”, destacou.

O secretário de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot), Paulo Waikarnãse Xerente, enfatizou a importância da iniciativa e o comprometimento do governo na realização do evento. “Participar da primeira Copa Quilombola é muito importante para nós. O governo do estado tem um compromisso e um olhar especial para os jogos”, afirmou.

Atos Gomes, secretário de Esportes e Juventude, destacou a relevância da parceria entre as secretarias como estratégia de fortalecimento do esporte nas comunidades. “Essa parceria é fundamental para fomentar a prática esportiva em todo o Tocantins, especialmente nas comunidades quilombolas e indígenas. Estamos felizes por estabelecer essa cooperação e já planejamos novas edições para os próximos anos”, comentou.

Programação

Data: 16 de novembro
Local: Escolinha de Futebol Nilton Santos (Q.407 Norte, Alameda 08, Plano Diretor Norte)

Semifinais Masculinas

  • Córrego Fundo x Lajeado – 7h30
  • Boa Esperança x Cocalinho – 9h30

Finais

  • Masculino: 14h (vencedores das semifinais)
  • Feminino: Mumbuca x Dona Juscelina

Copa Nacional Quilombola de Futebol

A fase nacional será um marco para dar visibilidade às comunidades quilombolas no Brasil, destacando o esporte como motor de transformações sociais. Com a participação de equipes de 17 estados e cerca de 800 atletas, as disputas começam em novembro, com abertura no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO), e seguem em dezembro, no Rio de Janeiro.

A Copa Nacional Quilombola é uma realização do Ministério da Igualdade Racial, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e a Organização Uma Gota no Oceano, com apoio do Ministério do Esporte.

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais