Tocantins participa de evento nacional das Caravanas Participativas para a Construção do Plano Juventude Negra Viva

O Governo do Tocantins participa até terça-feira, 11, de evento nacional realizado na Assembleia Legislativa, em Palmas, das Caravanas Participativas para a Construção do Plano Juventude Negra Viva. A ação do Ministério da Igualdade Racial e Secretaria-Geral da Presidência da República, tem a parceria do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude, da Secretaria de Cidadania e Justiça, Secretaria dos Povos Originários e Tradicionais e da Assembleia Legislativa do Tocantins. 

O secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Elenil da Penha, destacou o marco possibilitado por esse encontro.

“Esse evento inaugura um grande momento para que possamos discutir e debater as políticas públicas voltadas para a juventude. A nossa Secretaria está trabalhando no sentido de construir vários projetos, dentre eles voltados para crianças e adolescentes nas áreas dos esportes, pois entendemos que esse é um importante caminho para trazermos esse público de modo a fomentarmos as políticas públicas”, reforçou o gestor.   

Anúncio no meio do texto

A diretora de Juventude, Júlia Albuquerque, destacou que a Secretaria dos Esportes e Juventude não podia ficar de fora da construção do Plano da Juventude Negra.

“Aproveitaremos para discutir sobre os onze eixos de direitos da juventude, de tudo o que estamos criando para esse público como o Plano Estadual da Juventude, a segunda edição do Projeto Jovens Protagonistas e o evento que faremos em agosto em alusão aos 10 anos do Estatuto da Juventude”, declarou. 

O vice-presidente da Associação dos Filhos e Amigos da África, Aires Panda, reforçou a importância desse diálogo proporcionado pelas Caravanas Participativas.

“Esse Plano é muito importante visto que grande parte da nossa população é negra ou parda, logo deve-se pensar na inclusão nos espaços sociais e no desenvolvimento socioeconômico desse público. Por isso, estamos muito felizes em poder contribuir na construção do Plano da Juventude Negra”, enfatizou.   

Evento também reúne representantes das comunidades quilombolas e dos movimentos sociais. Programação inclui discussões acerca da segurança pública e acesso à justiça; trabalho, emprego e renda; educação; democratização do acesso à cultura e a ciência e tecnologia; promoção de saúde, garantia do direito à cidade e valorização dos territórios, entre outros debates. 

Evento segue até esta terça-feira, 11, na Assembleia Legislativa e reúne representantes do Governo Federal, Governo do Tocantins, dos movimentos sociais e a juventude. Fotos: Emerson Silva
Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais