Tocantins é o Estado com mais jovens entre 16 e 17 anos que tiram o 1º título de eleitor

O Tocantins ocupa o primeiro lugar entre os Estados com maior crescimento de eleitores entre 16 e 17 anos. Essa faixa etária corresponde a 0,14% (1.592) do eleitorado total do estado (1.122.933). O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) desenvolve programas e campanhas para o engajamento e interesse dos jovens com a política tocantinense.

O alistamento eleitoral, ou seja, a emissão do primeiro título, é obrigatório para quem tem mais de 18 anos, mas os jovens de 16 e 17 anos já podem fazer o título de eleitor. Cabe pontuar também que aqueles que irão completar 16 anos até o dia do pleito eleitoral podem garantir sua participação nas eleições, estando com o título de eleitor em mãos.

Apesar de o voto para essa idade ser opcional, ainda assim é um exercício de cidadania garantido pela Constituição Federal. “É importante escolher”Renata Martins, 17 anos, estudante do 3° ano do Ensino Médio e moradora de Palmas (TO), decidiu fazer o primeiro título para participar das eleições deste ano, considerando ser fundamental participar do processo democrático. “Sou jovem, mas já quero iniciar o meu direito de votar, porque é importante escolher quem vai me representar nos próximos quatro anos.

Acredito que precisamos de mudança e renovação”, declara a jovem. Ações de incentivoO presidente do TRE-TO, desembargador João Rigo Guimarães, destaca a importância de incentivar a participação política da juventude nos pleitos eleitorais, sendo fundamental para o exercício da democracia e na escolha dos representantes das comunidades.

“Despertar o interesse dos nossos jovens no processo eleitoral é uma tarefa constante da Justiça Eleitoral tocantinense. Conscientizar sobre a importância do voto responsável, ser agente participativo na política e se colocando em posição de representante da sociedade. Desta forma, o TRE-TO vai até as escolas, por meio do programa permanente “Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro”. Levamos informações até as comunidades e mobilizamos estudantes, tudo isso para facilitar o acesso aos serviços e levar debates de conscientização política”, afirma o magistrado. 

Comunicação com a juventude

Com diversas maneiras de se comunicar com o eleitorado jovem, a Justiça Eleitoral tocantinense leva às comunidades ações que fomentam o debate entre jovens e especialistas, como palestras, roda de conversa, jogos interativos, simulação de votação, dentre outros.Iniciado em 2018, é realizado por meio da EJE-TO nas escolas, visa a participação dos estudantes no processo político-eleitoral, a consciência cívica e preparar o jovem eleitor para participar ativamente do processo político, podendo atuar como representante da sociedade.

Além de possuir conta nas várias redes sociais, buscando sempre estreitar a comunicação com o eleitor. Já contando com um grande aliado – as redes sociais – onde hoje, na página oficial do TRE-TO no Instagram, conta com um número de mais de 8 mil seguidores. Com uma comunicação leve e voltada para o público jovem, propaga conteúdos informativos, tira dúvidas e gera interação. Na rede, muitos materiais já viralizaram e foram repostados nas contas oficiais, por exemplo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Leia também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia mais